E-commerce: a forma atual de fazer negócio

Os avanços tecnológicos estão totalmente inseridos em nosso cotidiano atual. Muitas atividades se modificaram e algumas foram até extintas graças ao advento de novos métodos de se fazer algo. Um exemplo claro disso é o e-commerce.

A forma de se fazer comercio começa a ser alterada desde que a internet começou a ser usada em larga escala para se fazer publicidade. Mais recentemente este meio também começou a ser usado para fazer as transações comerciais propriamente ditas, sendo a isso atribuído o termo e-commerce.

O que é o e-commerce?

Nossa dinâmica de consumo está em constante evolução. A cada dia temos mais opções de produtos e serviços e, mais do que isso, novas formas de consumi-los. O e-commerce deixou de ser uma alternativa secundária e hoje, para muitas pessoas, é a principal forma de fazer compras.

E-commerce ou comércio eletrônico é um tipo de transação comercial realizada através de aparelhos eletrônicos que, na maioria das vezes, é computador. É possível dizer que e-commerce já existia antes mesmo da Internet da qual conhecemos hoje, qual era realizado com uso do EDI (Eletronic Data Interchange) entre as Empresas. Para a criação de um e-commerce você precisará de uma plataforma específica. O valor dessa ferramenta pode variar muito.

Sendo a atividade com maior crescimento a nível mundial, o Comércio Eletrónico tem na Web 3.0, também designada de Web da Semântica, mais uma oportunidade de desenvolvimento da sua ação. A diferente obtenção de dados em função do usuário é um desafio ao qual marketing digital tem que responder.

Se preocupar com os detalhes é muito importante para seu e-commerce

Primeiramente, defina claramente um público-alvo para sua loja virtual e esteja atento para conhecer mais seus clientes e potenciais nichos de mercado. Com esse conhecimento, você poderá atender às expectativas dos clientes com maior eficácia e aproveitar da melhor forma as oportunidades oferecidas pelo mercado.

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Existem diversos benefícios no e-commerce, dentre eles, podemos destacar a redução de custos, a agilidade no processo de recebimento de pedidos, a possibilidade de vendas 24 horas por dia, atingir todos os usuários de internet, não importando sua localização e a grande comodidade gerada ao cliente final que poderá comprar seus produtos ou serviços do conforto de sua casa.

Apesar da importância de ter uma logística eficiente inicio das operações de um pequeno e-commerce quando a quantidade de pedidos é normalmente pequena gerenciar essa parte é relativamente simples. A medida que a loja cresce e a quantidade diária de pedidos cresce a complexidade cresce também.

Além disso, com o seu e-commerce em pleno funcionamento, também é importante se atentar a taxa de abandono das pessoas durante o processo de finalização de compra. Sua taxa de abandono é muito importante em diversos aspectos, pois ela pode representar algumas objeções de seus clientes no momento de fechar pedido. Questões como valor do frete ou prazo de entrega podem estar atrapalhando suas vendas, por exemplo. E ainda existem as questões técnicas como tempo de carregamento e solicitação de muitas informações do usuário. Dedique algum tempo acompanhando e estudando este KPI, pois se estão visualizando carrinho é sinal de que não estão comprando por algum detalhe.

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