5 dicas de como reduzir o desperdício de tempo na sua equipe

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No mundo dos negócios, tempo é dinheiro.

É por isso que um dos maiores “medos” dos gestores de equipes é perceber que a sua equipe pode estar perdendo este recurso precioso, seja com problemas de retrabalho, excesso de demandas ou mesmo o tempo livre.

Esse tempo perdido, se contado pelo acúmulo, pode resultar em perdas monetárias e até de valor de empresa.

Além disso, para casos em que existem colaboradores horistas, saber como manter este controle de tempo é fundamental.

Por isso, todo líder precisa entender quais as raízes do desperdício de tempo e como ele pode fazer com que este problema seja reduzido ou eliminado da empresa.

A seguir, vamos explicar mais detalhes sobre o assunto.

Confira!

O desperdício de tempo no trabalho

O grande desafio de todo gerente é obter o máximo de seus colaboradores e/ou profissionais horistas sem sobrecarregá-los com o trabalho, evitando a preguiça com tarefas simples e a hiperatividade com tarefas altamente complexas.

Assim, o desperdício de tempo consiste em dedicar o horário dos colaboradores para atividades de pouco ou nenhum impacto nos resultados da empresa.

Com a existência de ferramentas de gerenciamento de equipe que ajudam a encontrar um equilíbrio, isso se tornou menos complicado.

Um sistema digital que faça o controle de ponto eletrônico e de timesheets, por exemplo, é de grande auxílio para controlar o desperdício de tempo no ambiente de trabalho.

Vamos ver quais são as principais causas para esse fato ocorrer tanto:

Falha na gestão de pessoas

Falha na gestão de pessoas

A ociosidade devido à gestão ineficiente de uma equipe é vista quando a alocação interna das tarefas é assimétrica, deixando algumas pessoas sobrecarregadas enquanto outras ficam sem muito o que fazer.

Relação entre a demanda de trabalho e o capital humano

A avaliação das necessidades de um trabalho é essencial para não haver desperdício de recursos de folha de pagamento, afetar a situação financeira da empresa e acabar desmotivando a equipe.

Ter mais colaboradores contratados do que se deveria é um potencial fator de ociosidade.

Qualificação alta

Ser capaz de monitorar o desempenho de cada funcionário permite identificar rapidamente variações no desempenho individual e na carga de trabalho, facilitando ajustes, como mudanças funcionais ou novas atribuições de projetos.

Muitos profissionais são mais qualificados do que os seus gerentes pensam.

Ao decorrer dos dias, eles melhoram o processo de execução destas tarefas e podem concluí-las dentro de um período menor que o planejado, o que gera alta ociosidade.

Falhas na priorização de tarefas

Falhas na priorização de tarefas

O que é realmente importante para a empresa? Quais atividades merecem maiores ou menores níveis de atenção? Será que a sua equipe realmente deveria estar dedicando seu tempo para determinadas demandas?

Quando existe um problema da forma como as atividades são priorizadas, o desperdício de tempo passa a ser ainda mais frequente na equipe.

Fadiga

No entanto, muitas causas de ócio no trabalho estão na atitude de trabalhadores acostumados a não cumprir tarefas por negligência.

Por isso, é importante cruzar informações e dados de gerenciamento de tempo para evitar desequilíbrios na equipe.

A motivação no trabalho tem a ver com o comportamento pessoal para atender às necessidades individuais.

Já o comprometimento está relacionado a fatores externos, ou seja, coletivos, para que possa ser desenvolvido dentro da força de trabalho.

Isso porque funcionários engajados têm expectativas alinhadas com os objetivos organizacionais da empresa e se veem como parte dela.

5 passos para reduzir o desperdício de tempo do time

Se tratando do tempo ocioso, deve ser apontado que o mesmo implica em perda de produtividade e impacta diretamente nas contas, tornando a empresa mais frágil diante dos desafios diários do mercado.

Como, então, estar atento a esse cenário e implementar medidas resolutivas definitivas?

Veja a seguir!

Use ferramentas de controle de tempo

A tecnologia é a maior aliada na gestão.

Por isso, você deve procurar soluções que visem potencializar o desempenho dos colaboradores e ofereça facilidades na gestão das equipes.

O uso de um sistema digital de controle de ponto eletrônico e timesheets é uma opção ideal para fazer a gestão de tempo de colaboradores CLT e/ou PJ para início e final de expediente.

Especialmente para o caso de colaboradores horistas, este tipo de sistema facilita a percepção de onde estão sendo concentrados os esforços e fornecem facilidades na hora de calcular a remuneração devida.

Além disso, aproveitando as tecnologias desse tipo de sistema antifraude e com comunicação integrada, existem formas de como priorizar atividades, controlar o tempo de reuniões e criar jornadas de trabalho flexíveis a cada funcionário e time.

Analise gráficos e relatórios da produtividade

Você conseguiria definir quem seria o colaborador mais produtivo? E o menos produtivo? E quais as principais diferenças de comportamento entre eles?

Podem parecer perguntas simples, mas analisar o ritmo de comportamento da produtividade atual é uma forma de desenvolver estratégias para melhorar o cenário futuro.

E para isso, o uso de ferramentas que facilitem essa análise é essencial.

A utilização de algum software que faça o monitoramento de equipes ajudará a identificar o tempo livre ou dedicado a tarefas de pouca relevância, com o qual se poderá deduzir se a causa do tempo perdido é a má atribuição de tarefas, falta de motivação pessoal e/ou outros fatores.

Defina as metas produtivas

Outra dica é realizar a definição de metas produtivas compartilhadas com os times.

Para isso, essas metas devem ser baseadas em tarefas previamente definidas, quantidade ou qualidade de entregas realizadas.

Um erro comum dos gestores é definir metas baseadas no tempo trabalhado.

Isso porque a quantidade de tempo que um colaborador dedicou a uma atividade não está relacionada à produtividade.

Por isso, cuidado com a forma que estas metas serão desenvolvidas.

Quer deixar as coisas mais interessantes? Defina uma recompensa após a avaliação dos resultados.

Afinal, quando uma competitividade positiva é estimulada, os resultados da equipe também aumentam.

Rotação de cargos

Também conhecida como “job rotation”, a rotação de cargos é uma forma de fazer com que os colaboradores possam participar de todo o processo produtivo.

Trabalhar com a rotação de cargos desde o início da prestação de serviço do funcionário para a empresa é fundamental para lapidá-lo em um profissional mais dinâmico, completo e versátil, o que pode, inclusive, contribuir para que nenhum colega acabe sobrecarregado de tarefas para fazer.

Além disso, quando você utiliza ferramentas como o controle de ponto eletrônico, fica mais simples perceber qual colaborador tem maior ou menor facilidade para desenvolver certas atividades.

Projetos internos

É comum que os esforços da equipe sejam direcionados para os clientes externos.

E uma das formas de aproveitar melhor o tempo dos colaboradores está também em desenvolver projetos internos!

Afinal, toda empresa precisa e deve estar buscando constantemente melhorias.

E as pessoas que mais entender sobre as necessidades do negócio são seus próprios colaboradores!

Estimule a inovação e mantenha o caminho aberto para propostas de melhorias.

Além de ser uma forma de aumentar o engajamento, isso também faz com que o seu time desenvolver diferentes percepções para os problemas do dia a dia.

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