Conheça 10 modelos de negócio e saiba como utilizá-los

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Conheça 10 modelos de negócio e saiba como utilizá-los

Abrir uma empresa exige que seja feito um bom planejamento, de modo que sejam pontuados todos os aspectos relevantes para a criação desse negócio.

Sabendo disso, há algo muito importante, que nem todos os empreendedores aplicam, mas que é um ponto crucial para o crescimento do empreendimento.

Estamos falando do modelo de negócio, esse é um documento que te ajuda a ter uma visão mais abrangente da empresa, antes mesmo de tirar esta ideia do papel.

Utilizando um modelo de negócio, as chances de a empresa prosperar e conseguir um bom espaço no mercado é enorme.

Estando muito mais propício ao sucesso do que aquele cliente que não utilizou o método.

O que é modelo de negócio

O modelo de negócio se trata de um documento ao qual aponta as maneiras em que a empresa cria, entrega e ganha valor.

Esse abrange os elementos-chave do empreendimento, incluindo suas propostas, estrutura de custos, canais de distribuição, relacionamento com os clientes, fontes da receita e demais fatores.

Compreender quais são os diferentes tipos de modelos de negócio ajuda a empresa a ter mais sucesso e destaque no mercado, esse é um grande diferencial que tende a agregar muito na jornada do empreendedor, independente de qual seja o tamanho ou o setor do seu negócio.

Tipos de modelos de negócio

São muitos os modelos de negócio existentes, essa grande variedade permite que diversos empreendedores utilizem o método, isso porque há um leque de variedade para áreas distintas.

Cada modelo de negócio possui suas próprias características e objetivos, por isso é muito importante que o empreendedor analise muito bem as possibilidades e a sua área de atuação antes de definir algo.

Neste artigo iremos explorar 10 modelos de negócio que são muito populares.

Confira abaixo:

B2B

b2b

O modelo de negócio B2B (business to business) é muito falado entre os empreendedores, essa se trata de uma forma de comércio onde a troca acontece entre empresas.

Isso se refere a empresas que são clientes de outras empresas para suas próprias operações ou revendas.

]Geralmente essas são empresas industriais, fornecedores ou consultores.

O que é B2B

O B2B representa as relações comerciais entre empresas, e é um modelo fundamental para a movimentação do comércio.

Nesse caso as empresas realizam a venda para outras empresas, para isso, é fundamental que estas tenham relacionamentos sólidos, para que o negócio aconteça com fluidez.

A melhor maneira de conseguir isso é oferecendo soluções personalizadas para atender as necessidades do cliente.

B2C

O modelo de negócio B2C (business to consumer) também é muito familiar e pode ser visto com muita frequência no dia a dia.

Esse se refere a venda de produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais.

O modelo é muito utilizado atualmente por meios online, por exemplo, os varejos virtuais que realizam a venda direta para os clientes com eficiência.

O que é B2C

O B2C é quando as empresas depositam todos os seus esforços para atrair os clientes e atender suas necessidades individuais, isso através de uma compreensão profunda do seu comportamento.

A empresa precisa conhecer e saber quais são as necessidades do seu cliente para lhe oferecer uma experiência de compra eficiente, com estratégias de marketing e marketing digital eficazes que aumentem a confiança e a lealdade do consumidor.

B2E

b2e

O modelo de negócio B2E (business to employee) é um pouco menos conhecido entre os empreendedores, contudo tem ganhado mais atenção nos últimos tempos.

Esse modelo se trata de quando as empresas fornecem produtos e serviços aos seus funcionários, sendo este como parte de um programa de benefícios ou incentivos ao colaborador.

Na maioria dos casos, esses benefícios aparecem como descontos em produtos ou acesso a serviços exclusivos dentro da empresa.

O que é B2E

O B2E é muito eficaz para melhorar a satisfação dos funcionários e deixá-los mais motivados, além disso, também faz com que a cultura da empresa seja mais forte.

Estas vantagens e benefícios fazem com que aumente o engajamento entre os colaboradores e o negócio.

B2G

O modelo de negócio B2G (banking and trading group) se trata de transações comerciais realizadas entre empresas e órgãos governamentais.

Nesta ocasião as empresas devem fornecer produtos ou serviços que atendam as necessidades governamentais.

Tal como licitações para distribuir equipamentos ou serviços públicos.

O que é B2G

Quando uma empresa atua com o modelo de negócio B2G, esta precisa estar apta a uma série de regulamentações governamentais e concorrer a licitações.

Esse segmento pode aumentar em grande escala as oportunidades lucrativas da empresa, uma vez que essa consegue estabelecer relacionamentos sólidos com o setor público.

B2B2C

O modelo de negócio B2B2C (business to business to consumer) se trata de uma variação do B2B.

Neste caso, a empresa fica responsável por fornecer produtos ou serviços a uma outra empresa, esta que, por sua vez, oferece tais aos seus consumidores finais.

O método aumenta o alcance de uma empresa através das parcerias estratégicas, sendo benéfico para ambos negócios.

O que é B2B2C

Quando as empresas atuam no modelo B2B2C, os negócios intermediários devem garantir que a proposta do produto e do seu valor sejam transmitidas com clareza aos clientes finais.

Para que isso aconteça, a colaboração entre as empresas deve ser estreita, de modo que evite desinformação e desentendimentos.

C2C

c2c

O modelo de negócio C2C (consumer to consumer) é o método utilizado para facilitar as transações diretas entre os consumidores individuais, na maioria das vezes utilizando as plataformas de marketplace, ou seja, lojas de compras online.

Esse é um formato que vem se tornando cada vez mais popular, acontecendo quando as pessoas vendem seus produtos usados a outros consumidores por um custo menor comparado ao valor do mesmo item novo.

O que é C2C

Atualmente há diversas plataformas digitais de C2C, como a OLX e o Enjoei, que fornecem um ambiente seguro aos seus compradores e vendedores, estes podem interagir durante a compra por meios seguros e confiáveis, evitando fraudes.

Essa é uma excelente oportunidade de desapego, além de estimular as pessoas a ganharem um dinheiro extra.

C2B

O modelo de negócio C2B (consumer to business) inverte o cenário tradicional dos negócios, agora são os consumidores quem oferecerão produtos e serviços às empresas.

Apesar de parecer algo distinto, esse modelo é muito comum, e um exemplo disso são os trabalhadores freelancers e os influencers digitais que fazem colaborações com as marcas.

O que é C2B

Para que o C2B funcione, as empresas devem estar abertas a ouvir e considerar as propostas de seus consumidores.

Mas para isso, a abordagem desse negócio deve ser flexível e receptiva, assim, as pessoas se sentirão mais à vontade em oferecer seus serviços, esse modelo facilita o processo de incorporação de clientes nas operações.

D2C

d2c

O modelo de negócio D2C (direct to consumer) é a venda direta, ou seja, quando as empresas oferecem seus produtos diretamente aos consumidores finais, sem precisar de intermediários, como os varejistas ou os distribuidores.

Isso permite que a empresa tenha um controle maior referente a experiências do cliente, aumentando a conexão com seu público-alvo.

O que é D2C

O modelo D2C tem aumentado em grande escala no mundo todo, principalmente com o crescimento do comércio eletrônico e digital.

Esse tipo permite que as empresas estabeleçam seus relacionamentos com os clientes com maior compatibilidade, entendendo suas preferências e dessa forma conseguindo oferecer produtos personalizados.

G2B

O modelo de negócio G2B (government to business) é quando os órgãos governamentais fornecem produtos ou serviços diretamente às empresas.

Nesse caso, pode-se incluir o licenciamento de tecnologias, fornecimento de dados e a oferta de serviços públicos às empresas.

O que é G2B

O G2B é um modelo muito vantajoso para quem busca inovação e grandes colaborações, conseguindo uma valiosa fonte para o seu negócio.

Os órgãos governamentais possuem dados e recursos que podem ser muito úteis para as operações e tomadas de decisões da empresa.

G2C

g2c

O modelo de negócio G2C (government to citizen) é quando o governo fornece produtos e serviços diretamente aos cidadãos.

Nesse nicho inclui-se serviços públicos, tal como saúde, educação, segurança e assistência social, estes que são oferecidos à população em geral pelo governo.

O que é G2C

O objetivo do modelo G2C é atender às necessidades básicas dos cidadãos, garantindo que estes tenham acesso a serviços essenciais.

O método garante o aumento do bem-estar da população e promove o desenvolvimento social.

Conclusão

É fundamental que os empreendedores conheçam os diferentes tipos de negócio para que estes possam traçar boas estratégias para as suas empresas.

Cada modelo possui suas próprias vantagens e desvantagens, a escolha certa deve ser feita para não prejudicar o desenvolvimento do negócio, e a decisão deve ser tomada dependendo do tipo de produto ou serviço que está sendo ofertado, do público-alvo, metas de crescimento e preferências do empreendedor.

Em resumo:

  • B2B – empresas que atendem outras empresas;
  • B2C – empresas que desejam alcançar o consumidor final;
  • B2E – empresas que oferecem produtos ou serviços aos seus funcionários;
  • B2G – empresas que fornecem produtos e serviços a órgãos governamentais;
  • B2B2C – empresas que fornecem produtos ou serviços a outras empresas que serão intermediárias até o consumidor final;
  • C2C – é quando os consumidores vendem seus itens usados a outros consumidores;
  • C2B – é uma inversão, quando os consumidores oferecem seus produtos ou serviços a empresa;
  • D2C – permite que as empresas criem relações estreitas com seus clientes, oferecendo seus produtos diretamente aos consumidores finais;
  • G2B – órgãos governamentais fornecem produtos ou serviços às empresas;
  • G2C – órgãos governamentais fornecem recursos de necessidade básica aos cidadãos.

Entendendo esses diferentes modelos de negócio, pode facilitar a tomada de decisões dos empreendedores, melhorando o ponto de vista estratégico, assim, conseguindo posicionar a empresa com mais solidez no mercado.

Cada um dos modelos citados possui seu próprio papel de importância no ramo empreendedor, e a combinação de alguns deles pode ser a chave do sucesso.

Definir o seu modelo de negócio pode ajudar em outros pontos, como a publicidade e a criação do logo da empresa.

Os diversos modelos de negócio oferecem inúmeras oportunidades para os empreendedores atingirem seus objetivos atendendo às demandas dos clientes.

Seja fornecendo produtos e serviços a empresas, consumidores, funcionários, ao governo ou aos cidadãos, todos os métodos são importantes e precisam ser compreendidos para a construção de uma empresa bem-sucedida.

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