Destaque na área da saúde: saiba como usar o marketing ao seu favor

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Engana-se quem pensa que empresas e profissionais da área da saúde são isentos de atividades publicitárias – pelo contrário! Apesar de a constante demanda por serviços médicos, devemos lembrar que cada profissional da saúde tem métodos e peculiaridades distintas, com os quais o paciente irá se identificar ou não. Daí, para atrair os pacientes ideais para o seu consultório, vale a pena utilizar estratégias de Marketing ao seu favor!

Destaque na área da saúde: saiba como usar o marketing ao seu favor
Profissional da saúde usando computador

O que é marketing

Você já ouviu falar na “arte de agregar valor a produtos e serviços a fim de satisfazer as necessidades e preferências de determinado público-alvo”? Bom, essa é uma das definições mais comuns dadas ao Marketing no geral, e de fato é um dos seus propósitos, mas fazer Marketing não se trata apenas disso.

O Marketing possui diversas “ramificações” – marketing pessoal, marketing digital, inbound marketing, etc. – e atende a diversos setores – de restaurantes a hospitais – que definirão quais meios e estratégias serão utilizados para alcançar determinadas metas. As metas variam de acordo com os propósitos de quem deseja utilizar as estratégias e do modo como pretende utilizá-las. Após definir o seu propósito, vale a pena procurar uma agência especializada para definir as estratégias de Marketing a serem utilizadas ou, por que não, utilizá-las por conta própria!

Marketing na área da saúde

Como vimos anteriormente, definir quais seus propósitos ao utilizar estratégias de Marketing é crucial para atingir seus objetivos, e na área da saúde, não seria diferente!

Ao aderir a estratégias de Marketing, você, profissional da saúde, pode alcançar inúmeros objetivos como reconhecimento e credibilidade ao garantir acesso a informações seguras e qualitativas sobre sua área de atuação – e, nesse quesito, a conquista de novos pacientes acontece naturalmente. Afinal, quando se trata de saúde, sempre procuramos profissionais qualificados e de confiança!

E mais importante que angariar novos pacientes, as estratégias de Marketing para a área da saúde permitem que você fidelize os pacientes que já tem. Isto porque, além da relação que você mantém com seus pacientes no consultório, o Marketing Digital ou o Marketing Pessoal possibilita que vocês continuem se comunicando por outros canais.

Marketing na área da saúde
Casal de idosos verificando informações médicas no celular

Agora que você já sabe como o Marketing pode ser útil na área da saúde, chegou a hora de conhecer duas abordagens de Marketing essenciais para incluir em sua estratégia!

Marketing Pessoal na área da saúde

Por definição, o Marketing Pessoal nada mais é que uma forma de promover a sua própria imagem. No contexto da área da saúde, esse tipo de Marketing traz o propósito de fortalecer a sua imagem profissional, transmitindo credibilidade e demonstrando autoridade e competência em sua área de atuação.

Agora que já te contamos qual o propósito do Marketing Pessoal, na próxima seção vamos te dar algumas dicas de como fazê-lo!

Como fazer marketing pessoal

O primeiro passo para começar o seu Marketing Pessoal é definir o seu objetivo, que pode ser tornar-se referência, ganhar uma promoção, vender mais, etc. Depois, é preciso conhecer suas riquezas profissionais: afinal, ninguém promove a si mesmo sem ressaltar suas próprias qualidades.

Agora que seu objetivo foi traçado e suas riquezas estão claras, podemos começar a montar sua estratégia. O ideal é começar por suas habilidades de comunicação verbal, visual e corporal. No que diz respeito à aparência, independente do seu tipo físico ou do seu estilo, é importante cuidar de si mesmo e obedecer os códigos de vestimentas das diversas situações sociais. Ah, e não se esqueça de manter a postura!

Quanto à comunicação verbal, vale a pena ficar de olho em sua dicção e no modo correto de escrever as palavras. Falar bem e de acordo com a Norma Padrão transmite maior credibilidade (o que não significa escrever como um acadêmico nas redes sociais!).

Por fim, recomendamos que você faça Networking! Nada melhor para promover a sua imagem do que contar com a recomendação de outros profissionais de áreas correlatas.

Marketing digital na área da saúde

Em tempos de Era Digital, é quase impossível falar de estratégias de Marketing para a área da saúde sem mencionar o Marketing Digital. O Marketing Digital envolve inúmeros ambientes virtuais – Google, Blog, Sites, Redes Sociais – de forma mútua ou independente para a promoção de um produto ou serviço. A seguir, você verá como utilizar plataformas online a seu favor por meio do Marketing Digital!

Como fazer marketing digital

Definir seus objetivos ao utilizar o Marketing Digital é novamente o primeiro passo para dar início à sua estratégia. Com o objetivo em mãos, fica mais fácil compor uma estratégia própria para sua audiência – aqui, falamos da sua persona, ou seja, seu público ideal. Para profissionais de estética, por exemplo, seu alvo são homens ou mulheres? De que faixa etária? Quais as necessidades estéticas desse público? Depilação, limpeza de pele, massagem…?

Depois de estabelecer a persona, tá na hora definir qual conteúdo você irá tratar e em quais canais digitais. Nós já mencionamos por aqui alguns canais digitais propícios para a realização do Marketing Digital, como o Google, o Blog e o Site, que são perfeitos para estratégias de SEO, e as Redes Sociais – tão importantes que separamos uma seção apenas para elas!

Redes sociais na área da saúde

As mídias sociais são um espaço propício para promoção de pessoas, produtos e serviços e não poderia ser diferente para a área da saúde. Mas antes de começar a fazer Marketing pelas redes sociais, é importante que você, profissional da saúde – dermatologista, nutricionista, esteticista, etc. – verifique as normas que regem o fazer publicitário na área da saúde.

Conforme o Conselho Federal de Medicina (o CFM), fica vedado ao profissional da saúde publicar selfies com pacientes ou fotos de “antes e depois”, o que não significa que seus pacientes não possam fazê-los nas redes deles e até marcarem você na publicação. Outras proibições do CFM para profissionais da saúde dizem respeito a:

  • anunciar aparelhagens ou técnicas exclusivas como “diferencial” próprio;
  • disseminar informações que possam alarmar a sociedade;
  • divulgar os valores de consultas;
  • oferecer descontos como vantagem.

Falando assim, até parece que tudo é proibido, né? Mas calma, existem algumas alternativas para essas proibições!

Como sabemos o quão chato é ter que chamar alguém na DM para saber o preço de algo, a dica é: crie um banner com os valores dos seus serviços e deixe o link disponível na bio, juntamente a um link direto para seu WhatsApp Comercial, sua página no Google Meu Negócio ou outra forma de te encontrar. Quanto às restrições em relação ao sigilo médico, você ainda pode compartilhar FeedBacks anônimos com a autorização dos pacientes!

No mais, utilize as Redes Sociais para compartilhar suas conquistas, dar uma palhinha do seu conhecimento e mostrar-se comprometido com sua área de atuação. Evite publicações que possam distorcer sua imagem profissional: para stories religiosos ou bêbado em festinhas, utilize sua conta pessoal privada. Ainda nesse quesito, a dica extra é contar com a ajuda de uma pessoa ou equipe especializada na gestão de mídias sociais.

Redes sociais na área da saúde
Médica fazendo selfie para publicar nas redes sociais

Qual a importância do marketing na área da saúde

Depois de aprender sobre Marketing Pessoal e Marketing Digital para a área da saúde, você, profissional da saúde, pode estar se perguntando: por que de tudo isso importa? A gente te responde!

Mais que divulgar sua clínica ou consultório, o Marketing na área da saúde te ajuda a estabelecer novas relações e solidificar ainda mais as relações que você já tem com seu público. Afinal, Marketing não se trata apenas de vendas e lucros e autopromoção: as estratégias de Marketing também abrangem a experiência do usuário e a pós-experiência!

Na área da saúde, essas ações são ainda mais importantes para fortalecer as relações humanas e facilitar o acompanhamento do paciente.

Tipos de marketing para área da saúde

Dada a importância do Marketing para profissionais de saúde, nós listamos os principais tipos de Marketing próprios para área da saúde. Confira a seguir!

Marketing hospitalar

Quando falamos em Marketing Hospitalar, voltamos ao princípio básico do Marketing para a área da saúde: o foco não é ganhar novos clientes/pacientes ou vender mais consultas, e tampouco “criar” necessidades para seu público-alvo – como é de praxe em algumas estratégias de Marketing Tradicional. O Marketing Hospitalar serve para suprir as necessidades já existentes dos pacientes com ações que visem o bom relacionamento e a qualidade dos serviços oferecidos.

Ter um site dinâmico, com informações relevantes e otimizadas sobre o hospital e, por que não, uma “área do paciente”, já é o primeiro passo para começar a sua estratégia de Marketing Hospitalar. E não podemos deixar as redes sociais de fora da estratégia: por meio de fotos, vídeos, publicações ou mensagens diretas, você pode aproximar ainda mais a relação com seus pacientes.

Marketing para médicos

Nós já falamos por aqui sobre as principais regrinhas do CFM para o Marketing na área da saúde, então lembre-se de considerá-las antes de aplicar as estratégias que pontuaremos nesse tópico!

O Marketing voltado para médicos se mune, principalmente, de estratégias voltadas para a disseminação de conteúdos relevantes para redes sociais, sites e blogs. Ou seja, o foco não está em oferecer um produto ou um serviço por meio de abordagens incisivas e tampouco, como falamos, criar necessidades para seu público-alvo – até porque não faz sentido, em termos de lei, que um médico invente agravos para seus pacientes como estratégia para vender um tratamento.

Assim, o Marketing para médicos deve focar na promoção de conteúdos que agreguem ao seu público-alvo – dicas de como se prevenir de uma doença, por exemplo, ou curiosidades da sua área de atuação – e no relacionamento com seus pacientes, durante e depois do atendimento.

Marketing para clínica de estética

Marketing para clínica de estética
Limpeza de pele em clínica de estética

As estratégias de Marketing voltadas para clínicas de saúde estética envolvem, principalmente, o bom posicionamento da clínica em plataformas de buscas, como o Google, a prova social dos pacientes e, não menos importante, a produção de conteúdos qualitativos para redes sociais, sites e blogs.

O bom posicionamento entre os resultados de pesquisas em sites de busca se deve, principalmente, às estratégias de SEO aplicadas ao seu site ou blog, em que o intuito é otimizar as páginas online com palavras-chave relevantes para seu nicho. Essa estratégia funciona de maneira eficaz e pode levar seu negócio ao topo dos resultados de busca de plataformas como o buscador do Google e o Google Meu Negócio. Se você ainda não sabe como otimizar o site ou blog da sua clínica de estética, vale a pena entrar em contato com especialistas no assunto.

E por falar em Google Meu Negócio, além de cadastrar a sua empresa com informações relevantes para ser encontrado e descrições otimizadas sobre seus serviços estéticos, a plataforma também permite que seus pacientes façam avaliações da sua clínica, oportunizando uma prova social orgânica!

Marketing para nutricionistas

As principais estratégias de Marketing para nutricionistas também possuem raízes no Marketing Digital: o foco é marcar presença em ambientes virtuais como sites, blogs e redes sociais, prezando por conteúdos que conversem com seu público. Antes de começar, defina qual é o seu público (a sua persona) e, então, personalize seus conteúdos de modo a estabelecer um diálogo produtivo.

Em seu site, traga informações elementares sobre seus métodos e abordagens; em seu blog, desenvolva conteúdos que possam interessar sua persona; nas redes sociais, fale aqui e agora com seu público: responda dúvidas, faça enquetes, compartilhe curiosidades da área.

Ah, mas tal qual as demais áreas da saúde, o Marketing para nutricionistas deve obedecer as normas do CFM para publicidade, além do Código de Ética da área. Então, nada de sair por aí oferecendo ou associando sua imagem a soluções milagrosas para emagrecimento, por exemplo.

Benefícios do marketing

Agora que você já sabe como articular diversos tipos de estratégias de Marketing para diferentes setores da área da saúde, basta colocá-las em prática para usufruir dos inúmeros benefícios que o Marketing oferece para sua atuação profissional e o favorecimento do desenvolvimento de suas habilidades.

Além de estabelecer um vínculo maior com seu público, as estratégias de Marketing mencionadas aqui possuem baixo custo de investimento e proporcionam resultados reais, quantitativos e qualitativos. Tornar-se autoridade no segmento e transmitir confiabilidade são outras vantagens que não só fidelizam seus pacientes atuais como possibilita o alcance de novos pacientes!

Benefícios do marketing
Paciente faz selfie com profissional da saúde após tratamento

Estamos chegando ao fim dessa conversa e esperamos que, com esse artigo, você, profissional da saúde, tenha compreendido as principais estratégias do Marketing para a área da saúde e se sinta pronto para usá-las ao seu favor!

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