Marketing para contabilidade: saiba o que é e como fazer

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Marketing para contabilidade: saiba o que é e como fazer

Não é de hoje que a contabilidade tem entrado para o rol das profissões mais cobiçadas por quem deseja ter uma carreira sólida, rentável e promissora. No geral, pode-se dizer que o número de profissionais contábeis atende de modo satisfatório à demanda de grandes empresas e microempreendedores, mas não é incomum vermos contadores que buscam se fixar como autoridades na área contábil e expandir o nicho de atuação. Se você é um contador e tem propósitos semelhantes a esses, o Marketing Digital pode ser um grande aliado no seu desenvolvimento profissional – e foi pensando em você que nós, da 3W Publicidade, elaboramos o artigo de hoje. Nos tópicos a seguir, você saberá o que é e como fazer marketing para contabilidade!

Marketing para contabilidade

O marketing para contabilidade pode ser definido como um conjunto de técnicas e estratégias de marketing aplicadas a diferentes meios de comunicação, voltadas para o ramo da contabilidade, seja para contadores autônomos, seja para escritórios de contabilidade. Assim como o marketing de forma geral, o marketing contábil tem por objetivos gerais:

  • Aumentar a visibilidade do profissional, empresa ou escritório;
  • Angariar novos clientes e fidelizar a clientela já existente;
  • Tornar o profissional, empresa ou escritório uma autoridade de seu nicho.

Já o marketing contábil tem como objetivo específico desenvolver estratégias que demonstrem o comprometimento e responsabilidade do profissional ou escritório de contabilidade com a gestão contábil da empresa. Na prática, o marketing contábil foca nas qualidades e diferenciais do escritório ou profissional de contabilidade a fim de agregar valor aos serviços oferecidos.

Como fazer marketing contábil

Contra fatos não há argumentos: a alta demanda de empresas, microempreendedores e pessoas jurídicas aumentou o interesse dos profissionais de contabilidade pelo marketing contábil, mas muitos contadores não sabem exatamente como – ou por onde – começar. Nossa dica é: comece pelo Plano de Marketing! Não sabe como fazer um plano de Marketing? Veja nosso passo a passo!

Como fazer marketing contábil

Plano de Marketing para escritório de contabilidade

O Plano de Marketing é um tipo de documento cujas informações guiarão as estratégias e ações de Marketing de uma empresa, profissional ou escritório. Saiba como montar um Plano de Marketing seguindo o passo a passo:

  • Primeiro Passo: realizar um levantamento da situação da empresa, profissional ou escritório – ou seja, realizar uma análise SWOT.

O termo SWOT é uma sigla em inglês para strengths, weaknesses, opportunities and threats que, em português, significa forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. A análise SWOT em Marketing oferece um panorama geral dos pontos altos e baixos da sua empresa – e é a partir desse panorama que partiremos para o segundo passo para montar o Plano de Marketing, que é:

  • Segundo Passo: definir o(s) objetivo(s) do Plano de Marketing;

Quando falamos especificamente de um Plano de Marketing para escritório de contabilidade, os objetivos podem variar desde angariar novos clientes até expandir o nicho de atuação contábil.

  • Terceiro Passo: definir as estratégias e ações de marketing serão realizadas;

Definir quais estratégias e ações de marketing serão adotadas e postas em prática pela marca é uma das partes mais importantes do Plano de Marketing – tamanha importância que separamos um tópico só para abordá-las!

Estratégias de Marketing para empresas de contabilidade

Atualmente, as principais estratégias de marketing adotadas para empresas de contabilidade pendem para os meios digitais. Confira, a seguir, as principais estratégias de Marketing Digital aplicadas pela 3W Publicidade para promover o crescimento de escritórios de contabilidade!

  • SEO: o “Search Engine Optimization” traduz-se “otimização de mecanismos de busca” e tem o propósito de melhorar o posicionamento do Site do contador ou escritório de contabilidade dentre os resultados de buscas online.
  • Google Meu Negócio: essencial para que você ou seu escritório de contabilidade sejam facilmente encontrados nas buscas locais.
  • Mídias Sociais: o gerenciamento de Redes Sociais com conteúdos de valor é uma estratégia super importante para nutrir leads, fidelizar a clientela e alcançar novos clientes.
  • Anúncios do Google: realizar campanhas de marketing utilizando o Google Ads faz com que você ou seu escritório contábil sejam direcionados ao público certo.

Estratégias de Marketing exemplos

Nos próximos tópicos, detalharemos exemplos práticos de estratégias de Marketing voltadas para empresas e escritórios de contabilidade. Você aprenderá sobre:

  • Persona do marketing contábil
  • Canais de comunicação para marketing contábil
  • Ferramentas de automação para marketing contábil
  • Conhecimento do ambiente de marketing contábil

Estratégias de Marketing exemplos

Persona

Quando falamos especificamente em Marketing Digital para escritório de contabilidade, definir qual será o público-alvo é fundamental para a realização das ações previstas no Plano de Marketing. No mundo do Marketing, de modo simplificado, o público ideal do negócio é chamado de persona.

No geral, a persona serve para direcionar o planejamento de marketing da sua empresa. É a persona que guiará a escolha dos canais de comunicação, dos conteúdos e da linguagem utilizados no planejamento de marketing. Vale pontuar que a persona pode ser identificada ou construída. A diferença entre a persona identificada e a persona construída é que a identificada serve para aprimorar as ações que já são realizadas pela empresa, enquanto a construída serve para alcançar novos públicos com novas ações de marketing.

Agora, você pode estar se perguntando: qual é a persona do Marketing contábil? No Marketing Contábil, a persona pode ter diversas “caras”, devido à amplitude de atuação dos escritórios contábeis. A persona do marketing contábil, portanto, pode vir de diversos públicos – microempreendedores, grandes empresários, empresas com alto fluxo de negócios, pessoas jurídicas, etc. Daí a importância de saber a diferença entre público-alvo e persona.

A diferença entre público-alvo e persona é que o público-alvo apresenta dados gerais da sua clientela, enquanto a persona traz dados específicos do cliente. Vejamos um exemplo:

  • Público-alvo: mulheres microempreendedoras de moda entre 20 e 50 anos que buscam gestão de faturamento.
  • Persona: Simone, mulher de 25 anos, dona de um brechó para homens e mulheres plus-size, com o propósito de promover moda sustentável e inclusiva. Simone atua sob o regime de Micro Empresa (ME), mas tem dúvidas sobre declarar o faturamento do brechó como Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Viu só como a persona afunila o seu público-alvo? Agora, se você quer aprender como criar uma persona, dá uma olhadinha no próximo tópico!

Como fazer persona marketing

Embora o foco do nosso artigo seja marketing contábil, nesse tópico você aprenderá como montar uma persona de marketing em 5 passos! Para montar sua persona, é preciso voltar os olhos para sua clientela:

  • Passo 1 – perfil do cliente: qual a idade, o gênero, o poder aquisitivo, etc. do seu cliente?
  • Passo 2 – Desejos e Necessidades do cliente: quais soluções seu cliente tem procurado?
  • Passo 3 – Expectativas e Realidade do cliente: o que seu cliente espera da sua empresa e o que sua empresa tem oferecido ao seu cliente?
  • Passo 4 – Fidelização do cliente: por que seu cliente escolheu seus produtos ou serviços e não os da concorrência?
  • Passo 5 – Audiência digital: seu cliente utiliza redes sociais? Se sim, quais? Que conteúdos ele costuma consumir online?

É a partir de dados coletados por meio de perguntas como essas que você conseguirá identificar a persona do seu negócio, que guiará suas estratégias de marketing!

Canais de comunicação

Canais de comunicação

A escolha dos canais de comunicação é uma das partes mais importantes na elaboração das estratégias do Marketing Digital. Afinal, já vivemos em um mundo majoritariamente digital e até mesmo seus clientes “analógicos”, de gerações mais antigas, já utilizam buscadores online, redes sociais, etc. E quando o assunto é Marketing Digital, a 3W Publicidade tem mais de 12 anos de experiência e pode te ajudar a selecionar os melhores canais de comunicação para sua estratégia!

Redes Sociais

Um dos focos das estratégias de Marketing da 3W Publicidade são as redes sociais!

No Marketing Contábil, estar presente nas redes sociais não só te aproxima da sua clientela como, também, te ajuda a alcançar novos públicos por meio de conteúdos relevantes! Mas, antes de sair publicando desenfreadamente, é primordial que você conheça o seu público e tenha propriedade sobre seus conteúdos: saiba o que está falando e para quem se fala.

Além disso, não basta só postar: é preciso planejar, da legenda à identidade visual do perfil, e nós sabemos que, na correria do dia-a-dia, nem todo contador tem tempo de criar conteúdo para as redes sociais. Por isso, colocamos nossa equipe de mídias sociais à sua disposição!

Plataformas de vídeo

Quer canal de comunicação mais em alta que as plataformas de vídeo? Não é de hoje que os vídeos online fazem o maior sucesso na internet!

O YouTube é uma das plataformas de vídeo mais populares do mundo e permite que seus usuários produzam e consumam diversos tipos de conteúdos em vídeos de qualquer tamanho – embora os usuários prefiram vídeos entre 5 e 15 minutos. No YouTube, você, contador, pode se tornar autoridade de sua área, compartilhando conhecimentos de sua atuação.

O TikTok é outra plataforma de vídeos que vem crescendo gradativamente desde 2020 e permite que os usuários produzam e consumam vídeos de até 3 minutos. Lá, o contador deve compartilhar conteúdos rápidos, como responder dúvidas, compartilhar uma curiosidade, etc. O mesmo serve para o Reels do Instagram e do Facebook!

Sites e blogs

Como especialistas na criação e otimização de Sites e Blogs, a 3W Publicidade afirma o impacto mais que positivo de investir nesses canais de comunicação, mas alertamos: não basta apenas ter um Site, não basta apenas criar um Blog – é preciso ter estratégia!

No marketing para contabilidade, o papel do Site é apresentar a empresa, o escritório ou o profissional contábil, ressaltando sua visão, missão e valores, e listar os serviços oferecidos, o que facilita a captação da clientela. Já o Blog tem o papel de conquistar ou fidelizar a clientela por meio de conteúdos que possam interessa-la!

Para que o Site ou Blog obtenha os resultados esperados, como tráfego e conversão, sugerimos a aplicação de SEO, que significa “Search Engine Optimization”, ou “otimização de mecanismos de busca”. A 3W Publicidade é especialista na construção e na otimização de Sites e Blogs e podemos comprovar a eficácia do SEO!

Sites e blogs

Ferramentas de automação

As ferramentas de automação também são grandes aliadas do Marketing Digital, seja para vendas, seja para redes sociais, etc. Confira abaixo nossa seleção de 3 ferramentas de automação para Marketing Digital para contabilidade!

  1. Mautic: ajuda no planejamento e organização dos conteúdos e permite que você acompanhe e monitore os resultados das suas mídias sociais, além de oferecer o envio de e-mail marketing com o melhor custo-benefício. Ah, e o Mautic também cria landing pages!
  2. Hubspot: é um gerenciador de relacionamento com o cliente e tem como base o Inbound Marketing (que também comentaremos nesse artigo). Esse automatizador oferece ferramentas como a criação de páginas personalizadas para os visitantes do seu Site, o uso de ‘chat bots’ e o envio de notificações internas.
  3. SendPulse: conhecido por sua dinamicidade e funcionalidade, essa plataforma de automatização permite o envio de e-mails marketing, o uso de ‘chat bots’, a criação de landing pages e muito mais!

Conhecimento do ambiente

O ambiente de Marketing consiste no conjunto de fatores externos que afetam uma empresa positiva ou negativamente. Em Marketing, falamos em macroambiente e microambiente. O macroambiente é composto por fatores externos fora do controle da empresa, como fatores políticos, socioeconômicos e culturais, demográficos, etc. Já o microambiente de uma empresa é subdivido em microambiente interno e microambiente externo.

O microambiente interno é a própria empresa, cujas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças podem ser identificadas por meio de uma análise SWOT, e o microambiente externo são forças ligadas a empresa, como clientes, funcionários, fornecedores, concorrentes, etc.

Conhecer o ambiente de Marketing da sua empresa de contabilidade é, portanto, crucial na hora de elaborar e aplicar estratégias!

Ideias de marketing para escritório de contabilidade

Agora que você já conhece as principais estratégias do marketing contábil, tá na hora de começar a ter ideias! Para te dar aquele empurrãozinho inicial, aqui estão 3 ideias de marketing para escritório de contabilidade:

  • Use o Site como vitrine da sua empresa contábil, expondo os valores da sua empresa, esclarecendo quais são os serviços oferecidos e demonstrando seus diferenciais como contador!
  • Atualize o Blog do escritório tanto para aumentar suas chances de ser encontrado por meio dos resultados de pesquisas do Google quanto para aumentar sua credibilidade na área de contabilidade!
  • Utilize o Google Ads para alcançar ainda mais pessoas por meio de anúncios direcionados!

Marketing Digital para contabilidade

O Marketing Digital para contabilidade tem o propósito de alçar o contador, a empresa ou o escritório por meio de estratégias voltadas para canais digitais de comunicação, ou seja, sites, blog, redes sociais, etc. No próximo tópico, você aprenderá como aplicar o Marketing Digital ao seu escritório contábil!

Como fazer Marketing Digital

Fazer Marketing Digital não é tão difícil, mas exige planejamento e, sobretudo, conhecimento e domínio de estratégias. Portanto, o primeiro passo para começar a fazer Marketing Digital é estudar: saiba a fundo o que são estratégias de SEO e como aplica-las ao seu Site ou Blog, saiba quais os melhores canais de comunicação para investir, saiba o que é um plano de marketing e como fazê-lo. Uma boa dica para se inteirar do mundo do Marketing Digital é acompanhar blogs de agências especializadas em Marketing Digital, como o Blog da 3W Publicidade!

Para facilitar sua jornada, aqui vai um passo a passo resumido de como fazer Marketing Digital:

  • Identifique sua persona (já ensinamos como identificar sua persona nos tópicos anteriores)
  • Elabore um Plano de Marketing (aprenda como voltando alguns tópicos)
  • Tenha um Site e um Blog (nós criamos o Site ou Blog para você!)
  • Esteja presente nas redes sociais!
  • Mescle estratégias de Marketing (Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, etc.)

Marketing de Conteúdo para contabilidade

O Marketing de Conteúdo para contabilidade é o braço do Marketing Digital que te ajudará a alcançar novos públicos, condizentes com sua persona, e fixar-se como autoridade na área de atuação. No tópico a seguir, você verá como fazer Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo para contabilidade

Como fazer Marketing de Conteúdo

O foco do Marketing do Conteúdo é o cliente! Ou seja, para começar a fazer Marketing de Conteúdo, é preciso saber para quem se produz conteúdo. O próximo passo é:

  • Foco no Blog e nas Redes Sociais: o Blog e as Redes Sociais são espaços ideais para fazer Marketing de Conteúdo! Ao utilizar as Redes Sociais, fique atento à identidade visual da sua empresa e à frequência de postagens. Ao usar o Blog, foco na linguagem utilizada e nas palavras-chave!
  • Produza conteúdos personalizados para sua persona: de nada adianta produzir conteúdo X se seus clientes estão interessados em Y, não é mesmo? Daí a importância de personalizar seus conteúdos conforme a sua persona!
  • Sane as dúvidas dos seus clientes: as dúvidas da clientela podem ser o ponto de partida para um conteúdo de sucesso. Nesse caso, a dúvida do cliente já é seu conteúdo (que você deve desenvolver)!
  • Não suma do nada: a produção de conteúdo deve ser contínua! Isso não significa que você deve postar todos os dias nas redes sociais ou publicar um artigo por semana no Blog, pelo contrário! Quando você posta demais e sem planejamento, seu conteúdo corre o risco de saturar. Por isso, é importante entender qual a frequência de postagens ideal para seu nicho e, sobretudo, para seu público!

Inbound Marketing para contabilidade

O Inbound Marketing, também chamado de ‘marketing de atração’, é uma estratégia Marketing Digital que uma busca atrair e fidelizar clientes por meio de conteúdos próprios, específicos e relevantes para determinada persona com intuito de estabelecer uma conexão orgânica. Aplicado ao marketing contábil, o Inbound Marketing estreita o vínculo entre cliente e contador, reforçando a colaboração de ambos para o alcance de bons desempenhos.

Como fazer Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem como foco o vínculo com o cliente! O primeiro passo para aplicar essa estratégia à sua empresa é conhecer os 5 etapas de funcionamento do Inbound Marketing:

  1. Atração: essa etapa consiste em atrair o público para sua empresa por meio de mídias sociais, Site e Blog (utilizando estratégias como SEO, que já comentamos anteriormente).
  2. Conversão: essa etapa visa converter o público que você atraiu em “leads”, que nada mais são que os clientes em potencial da sua empresa, alinhados à sua persona. As principais estratégias de conversão envolvem o uso de CTA (Call To Action) ao final dos conteúdos, de Landing Page, etc.
  3. Relacionamento: nessa etapa, é preciso nutrir o lead que você atraiu e converteu nas etapas anteriores. As principais estratégias de nutrição de leads são por meio de mídias sociais, que te aproximam do cliente, e do e-mail marketing.
  4. Venda: para essa etapa, conhecer a jornada do cliente e utilizar estratégias, como os gatilhos mentais, pode ser crucial na tomada de decisão de compra – ou de firmar a contratação de serviços, no caso de contadores.
  5. Fidelização: a decisão de compra ou a contratação do serviço não finaliza a aplicação das estratégias de Inbound Marketing – pelo contrário! Agora é de fidelizar seu cliente por meio de conteúdos personalizados para ele!

Em resumo, para fazer Inbound Marketing é preciso:

  • Foco no cliente (ou seja, conheça sua persona!)
  • Otimização suas páginas online com SEO!
  • Produza conteúdos qualitativos para seu público (o que só é possível conhecendo sua persona).

Dicas de Marketing para Contabilidade

Agora que você já conhece todas as facetas do marketing contábil, vamos recapitular 8 dicas de marketing para contabilidade?

  • Conheça a persona do seu escritório contábil!
  • Elabora um Plano de Marketing para sua empresa contábil!
  • Crie um Site ou Blog para sua empresa de contabilidade!
  • Invista em SEO para alavancar o Site ou Blog do seu escritório contábil!
  • Engaje nas redes sociais da sua empresa contábil!
  • Produza conteúdos relevantes para os canais de comunicação do seu escritório de contabilidade!
  • Conheça a jornada do cliente do seu escritório contábil.
  • Faça parte do Google Meu Negócio para facilitar a localização do seu escritório contábil!

Dicas de Marketing para Contabilidade

Agência de Marketing para contabilidade

Contra fatos não há argumentos: o Marketing Digital é uma tendência que veio para ficar e se você, contador, empresa ou escritório de contabilidade, quer obter resultados reais por meio do Marketing Digital, pode contar com a gente!

A 3W Publicidade já está há mais de 12 anos atuando no Marketing Digital e está mais que pronta para alavancar seu negócio com planejamento e desenvolvimento estratégico. Conheça nossos serviços!

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