Metaverso: o mundo virtual que está chegando para mudar nossas vidas

Confira nossos artigos

Nos últimos meses um termo vem fazendo muito sucesso na internet, é o metaverso, são diversos questionamentos, dúvidas, curiosidades e interesses que rodeiam o mesmo. A palavra se refere a um universo virtual que se trata de um ambiente onde as pessoas podem viver suas vidas trabalhando, estudando e realizando outras tarefas do dia a dia.

Imaginando como ficará a vida humana após a implementação do metaverso, muitas pessoas acabaram ficando apreensivas e assustadas com a situação. A verdade é que a adaptação desse universo mesclado com o mundo real facilitará a vida das pessoas, bem como poderá trazer algumas desvantagens consigo.

A 3W Publicidade é uma agência totalmente envolvida na tecnologia e por isso trouxemos esse artigo, ao qual nos aprofundaremos no metaverso e apresentaremos toda a ideia que se tem sobre o mesmo até hoje.

Metaverso: o mundo virtual que está chegando para mudar nossas vidas

O que é metaverso

Metaverso é mais uma evolução envolvendo a internet e o mundo digital, o termo se refere a um espaço virtual hiper-realista onde as pessoas poderão realizar atividades comuns do dia a dia. Dessa forma parece até mesmo algo simples se comparado ao que já fazemos atualmente utilizando esses meios, mas na realidade isso é bem mais complexo.

Imagine que com a implementação do metaverso seria possível realizar reuniões virtuais onde os participantes poderão se reunir em uma mesa redonda, iriam interagir, mas tudo graças aos seus avatares. Você poderia ir para um show e assisti-lo de perto mesmo estando em casa. A mescla entre o universo real com o virtual facilitaria muitas situações diárias, bem como a comunicação e o compartilhamento de informações.

Origem do metaverso

A primeira citação sobre o metaverso aconteceu em 1992 no livro de ficção científica “Snow Cash” escrito por Neal Stephenson, a história relata um mundo virtual com esse mesmo nome. Além dessa, outras obras abortaram o termo ao longo dos anos, mas tudo se tratando de especulações.

Ainda que a primeira aparição do termo tenha sido nos livros, o metaverso foi aplicado somente em 2003 com o lançamento do famoso jogo de RPG, Second Life onde as pessoas conseguiam criar avatares e logo uma vida para os mesmos. Atualmente há diversos outros jogos que disponibilizam essa dinâmica, mas a ideia desse avanço tecnológico se faz ainda mais complexa.

O termo se popularizou no ano de 2021 quando Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, apresentou sua ideia de criar um mundo virtual fundido com a realidade, onde os usuários poderiam ter empregos e receber por eles, bem como realizar outras atividades imersivas e virtuais com conversas completas entre as pessoas e seus assistentes virtuais, a otimização dos comandos de voz, dentre outras.

Apesar da ideia ser genial, ela precisa ser moldada e superar todos os desafios atuais em relação a tecnologia e a internet. Um dos principais contratempos é a velocidade da internet, essa precisa ser extremamente veloz e potente para que as pessoas possam se conectar simultaneamente, sem apresentar atraso de dados ou queda do sistema.

Como funciona o metaverso

No metaverso você poderia criar um personagem 3D com a aparência semelhante ao que você é na vida real, dentro desse ambiente teriam empregos, espaços de entretenimento e diversos outros elementos, e a vantagem é que você poderia ter a sensação de realmente estar nesses locais através dos óculos VR e outros equipamentos eletrônicos.

Para facilitar o entendimento, imagine aqueles jogos de realidade virtual que são bem comuns em stands de shoppings, geralmente com jogos de terror, montanha russa e demais experiências que geram adrenalina. Se você já foi em um desses, sabe que a experiência é de fato muito realista, o metaverso seria como uma adaptação disso, mas diretamente ligado à vida real.

Como o projeto ainda está sendo planejado, não se sabe ao certo quais equipamentos de fato serão utilizados, mas há uma especulação sobre a utilização da realidade virtual e da realidade aumentada. Também há grandes chances de serem utilizadas as criptomoedas dentro desse universo como a moeda de troca.

Como funciona o metaverso

Realidade virtual

A realidade virtual (VR) é basicamente quando você vai para um ambiente criado por um computador, um espaço que não está presente de forma física, ainda assim você consegue ter a sensação de estar dentro do mesmo com o uso de óculos VR, através do efeito 3D e demais métodos.

Essa é uma das peças principais para dar vida ao metaverso, uma vez que as pessoas precisarão ter uma sensação parecida com essa, senão até mais avançada.

Realidade aumentada

Já a realidade aumentada (AR) faz o contrário, nesse caso os elementos virtuais são levados para o mundo real através das projeções. Bons exemplos disso são alguns efeitos disponíveis nas câmeras das redes sociais, como aqueles que mostram um personagem no ambiente em que você está. Ou então o jogo Pokemon Go ao qual você deve jogar com a câmera ligada para ir à caça dos seres que aparecem nas ruas, casas e demais locais.

Essa também se trata de uma etapa fundamental para o desenvolvimento do metaverso e pode contribuir muito para o mesmo.

Metaverso exemplos

Ainda que tenham diversas maneiras de explicar o que é o metaverso, por ainda não ser um projeto com tantos avanços, não há uma maneira correta de defini-lo, até porque estamos nos baseando em teorias, em tudo aquilo que já vimos e se associam a ideia desse mundo virtual. Mas quando o projeto for concretizado há grandes chances de serem desenvolvidas outras técnicas e métodos de acesso a esse mundo que para nós ainda são inimagináveis.

Entretanto, enquanto toda essa ideia ainda está no papel, vamos conhecer alguns exemplos de tecnologias já existentes que estão ligadas ao metaverso, para que quando esse método estiver implementado você não fique cheio de dúvidas.

Jogos metaverso

Atualmente os jogos são uns dos elementos mais próximos do conceito do metaverso, mas nem todos podem se encaixar dentro desse nicho, mas sim aqueles que possibilitam uma experiência mais realista, inserindo melhor os jogadores dentro dos mesmos. Veja quais são eles:

Jogos metaverso

Fortnite

é um jogo de sobrevivência ao qual os jogadores têm seus próprios avatares, com eles precisam coletar recursos e sobreviver a maior parte do tempo em campo aberto;

Roblox

esse é um jogo mais diversificado ao qual você terá um avatar para jogar diversos games dentro da plataforma, incluindo partidas de terror, o chão é lava, polícia e ladrão, e diversos outros;

Axie infinity

o game apesar de ter um visual mais “infantilizado”, exige muita estratégia durante as partidas, essas acontecem com batalhas entre os personagens que são criaturas fantasiosas com chifres e caudas;

Pokemon Go

o jogo de realidade aumentada e geolocalização espalha diversos pokémons pelo local onde você está, por exemplo, na sua casa, então você precisa procurá-los com o auxílio da câmera;

IMVU

esse é um jogo que envolve a conversa instantânea e o universo virtual, o mesmo se inicia com a criação de um avatar ao qual você utilizará para ir em festas, na praia e diversos outros lugares dentro do jogo para conhecer outras pessoas de forma simultânea.

Avatar

Os avatares são bastante comuns dentro do mundo dos games e no metaverso não será muito diferente. Com base nas informações dadas por Zuckerberg, os usuários precisarão criar seus próprios avatares, ou seja, uma outra versão deles mesmos para o universo virtual.

Um bom exemplo atual dos avatares no metaverso é o Aespa, o grupo de K-pop ao qual todas as integrantes têm suas próprias avatares, as mesmas chegam a aparecer nos MV’s (Music Video) e nas redes sociais junto às meninas, o que se torna uma boa referência da mesclagem entre o mundo físico e o virtual.

Além disso, alguns influenciadores brasileiros também já começaram a investir nessa proposta, como o Lucas Rangel que criou o Luks, a Sabrina Sato com a criação da Satiko e a Bianca Andrade com a Pink.

Avatar

O que é avatar

O avatar é um ser semi fictício, ou seja, são utilizados dados reais para a criação do mesmo. Dessa forma o personagem se torna uma segunda versão sua, só que virtual.

Uma vantagem do avatar é que, ainda que a aparência dele seja semelhante à sua, há a possibilidade de trocar o cabelo, a cor dos olhos e a roupa do mesmo quando desejar, podendo aderir um estilo mais futurista e até diferente daquele que você costuma utilizar no mundo real.

Como entrar no metaverso

Entrar no metaverso ainda é uma incógnita tanto para nós, quanto para os desenvolvedores desse sistema, o que se tem até o momento são apenas especulações de aparelhos que podem ser utilizados para esse fim.

Óculos metaverso

Há especulações sobre os óculos metaverso que seria um modelo do acessório ao qual as pessoas poderão utilizar no dia a dia e assim conseguir ver elementos que não estariam disponíveis para quem estivesse sem os mesmos.

Por exemplo, imagine que você está andando na rua e vê tudo normal, então decide pôr os seus óculos e se depara com o espaço ao seu redor cheio de informações e elementos que antes não estavam aparecendo, quase como se estivesse dentro de um jogo. Essa é uma das suposições do que pode ser encontrado no metaverso.

Esse método não só mudaria a vida das pessoas, mas também contribuiria para o avanço de algumas áreas, tais como os designers e as agências publicitárias que teriam a necessidade de se adaptar ao novo método de produzir seus conteúdos.

Oculus quest 2

Os Oculos Quest 2 são óculos VR que foram lançados recentemente pelo Facebook e se tratam de um dos avanços para o metaverso. Uma outra versão desse aparelho foi criada anteriormente, mas não fez tanto sucesso por conta do valor inacessível e a qualidade da experiência que não era das melhores.

Mas agora com o Oculos Quest 2 a sensação VR ficou muito mais imersiva, oferecendo uma visão 3D de alta resolução, bem como áudio, experiência de toque e movimento. A princípio modelo pode acessar apenas jogos do seu próprio sistema, mas em breve o mesmo deverá possibilitar o acesso também no Horizon Worlds, a plataforma social que promete dar início ao metaverso.

Oculus quest 2

Horizon Worlds

Também criado pela equipe de Zuckerberg, o Horizon Worlds é uma plataforma a qual já possibilita o acesso das pessoas no metaverso, ainda que o gráfico tenha a aparência parecida com a de jogos 2D, a experiência é muito favorável.

Se o seu desejo é participar dessa sensação imersiva, já vá buscando adquirir o seu Oculos Quest 2 pois a princípio o acesso a esse universo será apenas através do aparelho.

O Horizon só foi disponibilizado no Canadá e nos Estados Unidos, mas em breve terá novas adaptações e começará a ser distribuído em diversas partes do mundo. E para que o seu lançamento tenha um resultado positivo, os serviços publicitários precisarão entrar em peso, uma vez que por conta do valor dos óculos e a incerteza de ser uma experiência favorável, as pessoas podem questionar muito antes de realizar a compra.

Dispositivos móveis

Até o momento a única entrada mais próxima para o metaverso é com o uso dos óculos VR, isso porque esse é o único aparelho que oferece uma experiência com tamanha sensação de realidade. Mas os próprios desenvolvedores já apontaram o desejo de expandir o universo para os dispositivos móveis, computadores e consoles.

Metaverso é perigoso

A ideia do metaverso é de fato tentadora e imaginar o mundo passando por essa evolução tecnológica é algo surpreendente e que tem tudo para atingir um futuro promissor, tanto para a empresa Meta, quanto para os usuários que terão mais praticidade para realizar algumas atividades.

Apesar disso, nem tudo é um mar de rosas e o universo virtual pode trazer consigo também alguns pontos negativos, como:

  • Deixar as pessoas mais imersas ao mundo virtual do que ao universo real;
  • Tornar as relações pessoalmente mais escassas;
  • Dificultar a comunicação no mundo físico;
  • Afetar saúde das pessoas ficarão tantas horas no metaverso que começarão a pular refeições, desregular o sono e até diminuir os hábitos de higiene;
  • Com a diminuição de relações físicas, também diminuirá a crescente da população;
  • O movimento nas cidades pode ser diminuído;
  • Pessoas de baixa renda ou moradores de rua se sentirão deslocados por não terem acesso a mesma tecnologia devido aos altos valores.

Lembrando que os pontos citados acima se baseiam todos a um futuro onde o metaverso já estará implementado na sociedade e ainda que haja a possibilidade desse evento trazer alguns pontos negativos, também há chances de os mesmos serem revertidos.

Além disso, esse mundo virtual ainda é algo muito novo, então nada pode ser afirmado até o momento. Para ficar por dentro do assunto e poder ter essa experiência, teremos de ser pacientes e acompanhar a evolução junto a equipe Meta e outros desenvolvedores do universo virtual que poderão surgir ao longo dos anos.

Metaverso é perigoso

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Print
Email

Venha tomar um cafézinho conosco

Copyright © 2024  | 3W Publicidade | Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido e Otimizado por 3W Publicidade Mídia Digital