Publieditorial: o que é, por que usar e diferenças

Confira nossos artigos

É possível dizer que o desejo de toda marca é ter reconhecimento, atingir uma boa audiência, conquistar um bom relacionamento com os clientes e converter em vendas do seu produto ou serviço.

Para atingir esses objetivos, o Marketing Digital aparece com diversas estratégias.

Uma delas é a estratégia de produção de conteúdo.

A produção de conteúdo se tornou uma ferramenta essencial para as marcas, sendo uma das mais efetivas na atração de possíveis clientes.

Mas para tornar a produção de conteúdo eficaz, é importante um planejamento alinhado às metas da empresa.

São várias as formas de fazer conteúdo na internet.

Uma muito interessante é o Publieditorial.

Siga abaixo para conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta, sua importância e como utilizá-la a favor do seu negócio.

O que é publieditorial?

A nomenclatura Publieditorial deriva da junção das palavras “publicidade” e “editorial”.

Basicamente, se trata de uma estratégia de publicação de artigos em sites ou blogs de parceiros.

O Publieditorial, diferente de algumas estratégias, têm foco total na atração de clientes.

O que torna essa ferramenta especial é que ela é cedida por parceiros, ou seja, outros veículos que não são da sua empresa, mas que mostram confiança na sua marca.

A intenção do publieditorial é fazer propaganda, sem que o público receptor perceba que se trata de uma.

Esse tipo de publicidade chamada “publi” têm ganhado muito espaço nas redes sociais com o surgimento dos influenciadores digitais.

Sabe quando você assiste uma pessoa falando em seus stories de uma marca e não sabe se ela foi paga pra isso ou não? É exatamente esse o objetivo das marcas adeptas a essa forma de promoção.

O publieditorial, consiste na mesma ideia porém de forma escrita em blogs ou sites de terceiros.

O fato de ser em veículos alternativos é justamente o que traz credibilidade a sua empresa.

Quando você fala sobre sua marca dentro dos seus canais de comunicação, o conteúdo fica desvalorizado, visto que é a sua opinião sobre a sua empresa.

Já quando o texto ocorre dentro da plataforma de parceiros, é visto com muito mais credibilidade e confiança por parte do público em questão.

Essa estratégia, diferente do Guest Post por exemplo, onde você é convidado a participar do blog e oferecer conteúdo, é feita de forma paga.

Um investimento que vale a pena se você saber escolher os parceiros corretos.

O QUE É PUBLIEDITORIAL?

Por que fazer publieditorial

Agora que você aprendeu o que é o chamado Publieditorial, deve estar se perguntando quais as vantagens de usar essa ferramenta.

A estratégia apresenta diversos benefícios para as empresas adeptas, desde melhor relacionamento com o público até otimização de SEO.

Tudo vai depender dos objetivos da marca, que quando alinhados a um bom planejamento de conteúdo podem render bons resultados.

Vamos conhecer a seguir um pouco das vantagens de usar o Publieditorial.

Melhorar o rankeamento nos mecanismos de busca

Quando você realiza uma postagem em site ou blog parceiro você conquista backlinks que te ajudam a ser melhor posicionado nos mecanismos de busca, como o Google.

Para isso, é importante que os veículos sejam de autoridade e com bom domínio.

Cuidado com o excesso, sua marca pode ser penalizada pelo algoritmo caso os buscadores identifiquem como suspeito.

Melhorar o rankeamento nos mecanismos de busca

Reconhecimento de marca

Talvez um dos maiores objetivos para uma empresa é ter um bom conhecimento de marca.

Para conquistar essa meta, investe-se em propagandas televisivas, redes sociais, entre outras formas.

Mas uma forma especial de obter reconhecimento para a sua marca é o Publieditorial.

Por que especial? Pense comigo, a audiência de um veículo específico confia no que aquele site diz, coloca credibilidade no conteúdo ali exibido.

Logo, se a sua marca está presente, mostra que o canal tem total confiança no seu serviço e faz com que o público veja sua marca com outros olhos.

Vários portais renomados abrem espaço para marcas realizarem Publieditorial, vale a pena investir em parceiros de alta credibilidade.

Sempre pensando, claro, no seu nicho comercial.

Lançar produtos ou serviços

Apresentar um produto ou serviço novo para o público pode ser uma tarefa difícil.

Mas a ferramenta consegue simplificar esse processo.

O Publieditorial é muito efetivo para lançamento de novos produtos ou serviços, visto que o conteúdo será exposto a uma grande audiência, que não é composta apenas por clientes já fidelizados mas também por pessoas que estão tendo um contato pela primeira vez com sua empresa.

Nesse caso, não se sinta acanhado de falar das qualidades do seu produto ou serviço, o espaço é justamente para mostrar o potencial do seu negócio.

O uso de textos de Review, podem ser uma boa opção, mostrando a avaliação de consumidores a respeito do produto.

Segmentação de público

Ninguém gosta de perder dinheiro investindo em uma publicidade que não atinge seu público alvo.

Aqui, você consegue como vantagem a segmentação de público que encaixe com o seu nicho.

Cada site, cada blog, possui um público com interesses e características em comum.

Um portal de moda, por exemplo, sabe-se que a audiência em sua maioria é feminina, de pessoas que são antenadas nesse universo e que se interessam por moda.

Se o seu segmento de negócio vende instrumentos musicais, não é o local mais apropriado.

Agora se você conseguir alinhar o seu conteúdo a um site ou blog que conversa com a sua persona, você otimizará seu investimento e obterá bons resultados.

Maior alcance

Quanto mais pessoas tiverem acesso ao seu conteúdo, mais chances de conquistar futuros clientes.

Essa é a lógica principal.

Se você não utiliza nenhuma estratégia e fica apenas no básico, postando seus textos nas suas redes e não inova, a probabilidade de você atingir novas pessoas é muito baixa.

Aquelas pessoas já conhecem a sua marca, sim, é importante manter os clientes que a empresa já possui, mas é melhor ainda poder além disso, conquistar um novo público.

No Publieditorial, sua marca estará exposta a audiência de outros canais, podendo alcançar novas pessoas com interesse no assunto que você oferece.

Então, se você busca maior alcance para sua marca, essa é uma ótima oportunidade.

Os tipos de publieditorial

A ferramenta pode e deve ser usada com criatividade, dependendo do objetivo da empresa.

Confira a seguir os 3 tipos de Publieditorial que você pode usar.

Publieditorial Educativo

O Publieditorial educativo tem como função, como o próprio nome já diz, educar.

Como assim educar? O conteúdo busca ensinar o público sobre algo que possa lhes interessar.

Um exemplo, sua marca é uma empresa de produtos para cuidado do cabelo e você faz uma postagem dentro de um blog ensinando sobre como deixar os cachos do cabelo mais soltos.

Você pode inclusive, citar seus cremes como uma forma de ajuda.

Esse tipo de conteúdo é recomendado para consumidores que não possuam tanto entendimento do seu serviço ou produto.

Publieditorial Educativo

Publieditorial de Review

Já o Publieditorial de Review, possui como objetivo falar sobre o funcionamento e características de um produto ou serviço.

Nesse tipo específico, a avaliação é feita pelo site ou blog parceiro e não pela marca em si.

São comentados os pontos fortes e fracos, com a intenção de ser o mais neutro possível e deixar que o público faça seu julgamento.

Publieditorial Comparativo

Esse tipo de Publieditorial entra na etapa final do funil de vendas, ou seja, quando o consumidor está em dúvida na compra de algum produto ou serviço.

Como o nome indica, tem como função comparar produtos, empresas, ideias.

Busca responder a dúvida do consumidor, trazendo soluções.

Publieditorial Comparativo

Como funciona um publieditorial?

A realização de um Publieditorial é mais fácil do que parece.

Primeiro, é necessário identificar canais especializados que combinem com a temática do seu negócio e entrar em contato para fazer a proposta de parceria.

Esse passo é essencial para encontrar o veículo mais adequado ao seu nicho comercial.

É válido lembrar da segmentação de público que precisa ser efetiva.

Alguns veículos já possuem um espaço reservado para esse tipo de postagem, o que facilita a negociação.

Normalmente um contrato é realizado para evitar possíveis problemas que possam ocorrer.

Depois da negociação pronta, é hora de criar o texto.

Na maioria das vezes, o texto é criado pelos blogueiros do veículo parceiro, inclusive é a opção recomendada para gerar mais credibilidade.

Após a criação, a empresa recebe o conteúdo e faz a aprovação.

Porém pode também acontecer a realização do texto por parte de um redator da marca em si, o que não é proibido, mas é necessário passar pela equipe do veículo parceiro para uma adequação de linguagem e ajustes se for preciso.

Para sempre ter artigos de alta qualidade e um suporte maior durante a negociação, a empresa pode contratar os serviços publicitários que podem ser encontrados com uma grande variedade em uma agência de publicidade em Curitiba.

Como criar um bom publieditorial?

Você já conheceu aqui o que é o Publieditorial, por que usar essa ferramenta e os tipos de texto que podem ser realizados.

Sabemos que o conteúdo pode ser escrito pelo redator parceiro ou pela própria empresa mencionada.

Independente disso, você precisa saber escrever um bom texto.

Vamos aprender agora, como criar um Publieditorial que vai te destacar.

Defina o tipo de texto

Cada tipo de Publieditorial atinge um objetivo diferente.

Logo, a escolha deve acontecer dependendo do objetivo de comunicação da sua empresa.

Relembrando, ele pode ser um review, um comparativo ou um educativo.

Se adeque ao estilo editorial do parceiro

O conteúdo que você vai produzir precisa estar adequado ao estilo do canal o qual o texto será veiculado.

Preste atenção na linguagem, nas imagens, na fonte, se adapte ao máximo para que não precise de ajustes por nenhuma das partes envolvidas.

Converse com o seu público

Tenha conhecimento de quem é seu público consumidor, quais são seus costumes, seus comportamentos, suas dúvidas, suas dores e todas as suas características.

Seja o menos genérico possível, busque por informações preciosas que podem te diferenciar dos concorrentes na produção do texto.

A sua audiência quer se sentir especial, ela quer sentir que aquele conteúdo foi feito para ela.

Por isso, traga esses elementos para dentro da sua escrita.

Não poupe tempo na pesquisa, o segredo é obter o máximo possível de informações sobre a sua persona, para assim inserir no texto.

Escolha temas interessantes

Um Publieditorial de sucesso depende de um tema interessante.

De nada adianta o veículo certo, a audiência certa mas um texto que não interessa.

Saiba quais são os assuntos que seu público-alvo está buscando, existem algumas ferramentas que lhe permitem saber a que perguntas uma palavras-chave está associada como por exemplo o SEMRush e o Answer the Public.

Call to action

Mesmo se tratando de um conteúdo não deixa se der um anúncio.

Utilize o Call to Action, ou seja, use frases que chamam para realizar ações, pode ser legal para atrair um potencial cliente até seu site ou realizar uma compra.

Cuidados na hora de fazer publieditorial

Sempre queremos que nossa empresa seja notada e julgada da melhor forma possível, mas para isso lembre-se que as informações devem ser sempre verdadeiras.

A propaganda do seu produto deve ser sempre feita com ética e honestidade.

O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), é o órgão responsável por fiscalizar as propagandas no Brasil.

Além disso, é importante que seja indicado no conteúdo que se trata de uma propaganda paga.

Sabe quando os influenciadores digitais utilizam nos seus stories do Instagram a hashtag #publi? Isso acontece para mostrar transparência.

Mas é claro que no texto isso acontece de forma mais sútil.

Publieditorial x Branded Content

As estratégias de conteúdo estão ganhando força dentro da comunicação das marcas.

Além do Publieditorial, existe também o Branded Content, outro tipo de conteúdo.

Mas qual a diferença entre essas duas ferramentas? Vamos descobrir a seguir.

Já vimos aqui que o Publieditorial se trata de uma publicação em veículos de terceiros, já o Branded Content possui essa diferença, os conteúdos normalmente são publicados nos canais da empresa em questão.

Não quer dizer que não possa ser divulgada em outro local, mas em sua maioria correspondem a postagens dentro de seus sites.

Outra diferença, é a forma que esse conteúdo é elaborado.

Enquanto no Publieditorial a inclusão da marca no texto acontece sem problemas, no Branded Content o foco é no conteúdo em si, sem mencionar a marca explicitamente.

Então, como pode-se perceber, o Branded Content privilegia totalmente o conteúdo do texto.

A marca aparece muito pouco ou às vezes nem aparece.

O objetivo dessa ferramenta é criar conhecimento de marca mas de forma indireta, direcionando a atenção do público a fatores que envolvem sua empresa e não no produto.

Para melhor compreensão vou te dar um exemplo, imagine uma empresa de alimentos saudáveis, ao invés de falar diretamente dos seus produtos, ela cria um texto falando da importância de se alimentar saudável nos dias de hoje.

Indiretamente, mas com a intenção, ela agrega valor a sua marca, o consumidor agora sabe da importância de se alimentar saudável e pode então procurar por marcas que desenvolvem produtos assim.

Mas e se fosse um Publieditorial?

Vamos utilizar o mesmo exemplo da empresa de alimentos saudáveis.

No Publieditorial, a estratégia seria diferente.

Poderia ser realizado um texto comparativo, mostrando dentre as marcas que se autodenominam saudáveis, quais possuem ingredientes que de fato colaboram para a melhoria da sua saúde e bem estar.

Podendo inclusive, colocar a sua própria marca na comparação.

Ou seja, a estratégia de conteúdo que a sua empresa vai adotar vai depender dos objetivos a curto e longo prazo.

É possível utilizar-se de várias ferramentas e criar um conteúdo completo para sua marca.

Publieditorial x Branded Content

Qual estratégia de conteúdo escolher?

Essa resposta não pode ser respondida sem que antes você alinhe alguns pontos.

Defina o objetivo da sua comunicação, defina seu público-alvo e o formato que o texto vai ter.

Após isso, sua mente vai estar mais clara para escolher uma estratégia que lhe proporcione melhores resultados.

O Branded Content, de fato, tem ganhado mais força do que o Publieditorial, por se tratar de uma publicidade mais discreta.

Porém não quer dizer que o Publieditorial acabou, ainda é possível fazer um bom conteúdo nessa estratégia

Ou seja, a estratégia de conteúdo que a sua empresa vai adotar vai depender dos objetivos a curto e longo prazo.

É possível utilizar-se de várias ferramentas e criar um conteúdo completo para sua marca.

Conclusão sobre o publieditorial

Diante de tudo que foi falado aqui, fica evidente a importância de se trabalhar com a produção de conteúdo como estratégia de comunicação.

É nítido que os consumidores cada vez mais presentes no online, estão dispostos a ler conteúdos de marcas, sendo uma ótima oportunidade para a sua.

Você conheceu o que é o Publieditorial, o por que de usar essa ferramenta e como elaborar um bom texto para sua empresa.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a ter confiança para investir mais na produção de conteúdo e nas estratégias digitais.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Print
Email

Venha tomar um cafézinho conosco

Copyright © 2024  | 3W Publicidade | Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido e Otimizado por 3W Publicidade Mídia Digital