Redes sociais mais usadas em 2022 no Brasil e no mundo

Confira nossos artigos

A cada ano que passa as redes sociais vem ganhando cada vez mais destaque entre as pessoas, mas além disso, muitas empresas estão migrando para os meios digitais. Se você tem um comércio e ainda não criou as redes sociais voltadas para o seu negócio, você com certeza está perdendo tempo e clientes, uma vez que as mídias sociais são atualmente um excelente meio de comunicação, divulgação e venda.

Esse artigo também vale para aqueles que estão investindo na vida de digital influencer, mas não vê o engajamento aumentar. Você já pensou que talvez o erro seja estar na plataforma errada ou até mesmo não estar em todas elas?

Na terra das redes sociais existem três regras básicas, ou seja, se deseja crescer você precisa ser notado, visto e lembrado, incluindo esse pensamento para o seu planejamento já é uma boa forma de iniciar sua trajetória nas redes.

Redes sociais mais usadas em 2022 no Brasil e no mundo

O que são as redes sociais

As redes sociais são plataformas digitais que conectam pessoas, grupos, organizações e sociedades com o compartilhamento de notícias, informações e culturas. Através delas é possível criar relacionamentos, seja entre pessoas, marcas ou empresas.

Esses relacionamentos são criados através de mensagens e publicações de conteúdos audiovisuais e de texto, que são compartilhados entre um nicho de pessoas ou para um público global.

Atualmente existem diversas redes sociais disponíveis no mundo todo, cada uma possui sua própria funcionalidade e atendem um público-alvo específico.

Qual é o principal objetivo das redes socias

Além da sua função principal, que é manter o relacionamento entre pessoas, você sabe quais são as demais razões de as redes sociais serem tão famosas no mundo todo?

Confira principais objetivos dessas plataformas:

  • Fazer networking entre profissionais e empresas;
  • Compartilhar imagens e vídeos;
  • Fazer a repercussão de notícias;
  • Tirar dúvidas e ter as respostas sobre diversos assuntos;
  • Divulgar marcas e produtos;
  • Acompanhar a vida de artistas;
  • Fazer streaming.

Com todas essas funções, as redes sociais se tornaram aliadas de empresas, negócios e pessoas que desejam se autopromover. Ainda assim, muitos não sabem exatamente como engajar nas mídias e conseguir reconhecimento, nesse caso a 3W Publicidade pode entrar em cena promovendo estratégias e conteúdos que gerem vendas, aumentem o número de seguidores e a interação dos mesmos.

Redes sociais no mundo

Você consegue imaginar a sua vida sem as redes sociais? Essa é uma tarefa bem difícil quando se vive ao redor de tanta tecnologia e informação, não é mesmo? Não é atoa que as mídias são tão populares no mundo todo e cada vez aparecem com meios de comunicação mais inovadores.

Sendo assim, é importante ter contato com as mídias para ficar por dentro das novidades, notícias e tudo o que está em alta no mercado. Para aqueles que ainda estão migrando para esse mundo e não sabem nem por onde começar, é viável que entre em contato com uma agência publicitária para garantir bons posts e ter um disparo inicial nas redes.

Redes sociais no mundo

Redes socias mais usadas no mundo

Quando falamos em redes sociais é comum lembrar das mais utilizadas no Brasil, mas além dessas, há uma grande variedade de mídias utilizadas no exterior e que são tão famosas quanto. Se o seu objetivo é ter uma carreira internacional ou fazer vendas fora do país, é importante conhecer essas redes e até mesmo investir em algumas. Veja as principais delas:

Reddit

é uma rede social estadunidense com 430 milhões de usuários, mundialmente famosa pelas notícias, teorias, brincadeiras e grupos de apoio;

Twitter

com 436 milhões de usuários, é uma rede social muito conhecida pela facilidade de comunicação com celebridades e ainda ser possuir uma interface simples e rápida para o compartilhamento de notícias;

Pinterest

inspirações de outfits, wallpapers, imagens aesthetic são alguns dos pins que você pode encontrar no Pinterest, uma rede social com 444 milhões de usuários;

Telegram

sendo posicionado com uma das redes de mensagem mais famosas da atualidade, o telegrama possui uma interface cheia de ferramentas que são utilizadas por 550 milhões de pessoas;

Snapchat

popular principalmente nos Estados Unidos, atualmente o Snapchat conta com 557 milhões de usuários, a sua função é o envio de fotos e vídeos temporários;

Kuaishou

Kuaishou ou Kwai é uma plataforma chinesa de vídeos que se popularizou pelo mundo nos últimos anos, alcançando o número de 573 milhões de usuários;

Sina Weibo

essa é outra rede social chinesa bastante famosa com 573 milhões de usuários, a sua interface é bastante parecida com a do Facebook e do Orkut;

Douyin

poucas pessoas sabem disso, mas Douyin é nada mais do que a primeira e original versão do TikTok, acontece que essa versão só está disponível na China e tem atualmente 600 milhões de usuários;

TikTok

o TikTok é uma segunda versão do Douyin, possuindo a mesma interface e foco na criação de vídeos rápidos, disponível mundialmente, o TikTok conta com 1 bilhão de usuários;

WeChat

essa é uma plataforma chinesa de mensagens que vive competindo com o WhatsApp, mas acaba tendo mais usuários na Ásia do que nos países ocidentais, atualmente com 1,26 bilhões de usuários;

Instagram

com 1,47 bilhões de usuários, o Instagram está no Top 4 das redes sociais mais utilizadas mundialmente, a sua interface conta com o compartilhamento de fotos, vídeos curtos e stories;

Youtube

o Youtube tem uma média de 2,56 bilhões de usuários, sendo a maior e mais tradicional plataforma de vídeos do mundo;

Facebook

o Facebook como já era de se esperar está no Top 1 das redes sociais com 2,9 bilhões de usuários, o seu sucesso é mundial e apesar de ter tido uma enfraquecida no Brasil, ainda é a plataforma de compartilhamento de conteúdo mais acessada mundialmente.

A globalização e as redes sociais

Através da globalização as pessoas vivem em constante troca de informações, dados e cultura mundiais, com as redes sociais, esse processo se tornou ainda mais fácil. São através delas que temos acesso a músicas, notícias, hábitos e muitas outras informações internacionais.

Ainda assim, percebam que algumas das redes sociais mais famosas são as que já conhecemos ou então mídias chinesas, isso porque muitas plataformas que estamos acostumados não são permitidas na China, dessa forma, empresas chinesas criaram redes sociais locais que são acessadas no país todo e também fora dele.

A globalização e as redes sociais

Redes sociais no Brasil

As redes sociais começaram a embarcar no Brasil com grande peso em 2004 com a chegada do Orkut que teve aproximadamente 29 milhões de usuários brasileiros, o que para a época já era um número bem grande considerando que no início dos anos 2000 o acesso a internet era mais limitado.

Em 2007 o Facebook chegou no Brasil, mas o acesso a rede só teve um grande aumento em 2011, que foi quando outras empresas começaram a investir mais nas redes sociais no país.

Crescimento das redes sociais no Brasil

As mídias sociais vêm ganhando cada vez mais força no Brasil, não é à toa que está classificado como o terceiro país que mais utiliza as redes sociais no mundo. Segundo o Relatório Digital, foi divulgado que em média 150 milhões de brasileiros utilizam as redes diariamente, calculando um total de 70% da população.

Redes socias mais usadas no Brasil

Apesar de existirem diversas redes sociais e atualmente o Facebook estar no topo delas, existem diversos fatores regionais que fazem com que algumas redes sejam muito famosas em alguns países e tenha pouca visibilidade em outros.

Esse é o caso do Snapchat que teve muitos acessos no Brasil em 2016, mas atualmente é uma rede social pouco lembrada aqui, enquanto nos Estados Unidos é uma das plataformas mais utilizadas diariamente.

Youtube no Brasil

A rede social mais famosa no Brasil em 2022 ainda é o Youtube, a plataforma de vídeo é bastante versátil e acessível, por isso conta com o acesso de 96% dos brasileiros.

Com a chegada no Brasil em 2007, o Youtube já foi enraizado na cultura brasileira, sendo uma das principais ferramentas de buscas para solução de problemas, entretenimento, cultos religiosos, curiosidades, músicas e outros assuntos diversos.

Apesar do grande número de acessos, o crescimento dos canais nessa rede deve ser construído aos poucos o que pode levar tempo, mas o público do Youtube costuma ser mais consistente, ou seja, eles tendem a seguir aquilo que realmente os interessam e não o que parece divertido apenas de forma momentânea.

A dica é criar conteúdos que despertem o interesse das pessoas e as façam ter uma razão para assistir seus vídeos, caso seja uma tarefa muito difícil, uma boa opção é contratar os serviços de uma agência que participará da produção de vídeos aumentando sua audiência.

Youtube no Brasil

WhatsApp no Brasil

O WhatsApp vem sendo o principal meio de comunicação entre as pessoas no Brasil desde 2009, sendo a segunda rede social mais utilizada pelos brasileiros diariamente.

O que fez as pessoas migrarem de outras plataformas de mensagens para o WhatsApp, foi a sua metodologia fácil que possibilita conversas rápidas e objetivas através de mensagens de texto, chamadas de vídeo ou áudio e até os status, sem ter tarifa alguma por isso, a não ser o uso da internet.

Para facilitar a comunicação de uma empresa com os clientes pelo WhatsApp, a melhor alternativa é estar sempre atualizando os stories com conteúdos interativos, promoções e novidades. Também é interessante mandar mensagens periodicamente avisando sobre as promoções e novidades, mas nesse caso é recomendável verificar com o cliente antes de inclui-lo nessa lista.

Facebook no Brasil

Apesar do Facebook ser atualmente a rede social com mais usuários globais, no Brasil a plataforma está posicionada em terceiro lugar.

Desde 2007, que foi quando o Facebook chegou no Brasil, muitas pessoas criaram suas contas e desde então vem utilizando essa rede voltada para a publicação de fotos, vídeos, textos, memes e diversos outros conteúdos pessoais e comerciais.

Entretanto, nos últimos anos, a rede social vem tomando um rumo mais comercial com o aumento de anúncios e vendas através do aplicativo, devido a isso, atualmente o Face é excelente para lojas e marcas, mas para influencers pode não ser mais tão útil.

Instagram no Brasil

O Instagram que foi liberado no Brasil em 2012, é uma rede social que assim como o Facebook tem como objetivo o compartilhamento de conteúdo pessoal e comercial, mas o Instagram possui uma interface moderna, clean e aesthetic.

A rede social se tornou um templo para os digitais influencers, mas também para as lojinhas virtuais. No Brasil a movimentação do Instagram vem crescendo cada dia mais, principalmente entre pessoas de 15 a 35 anos, devido a isso muitas pessoas acabam optando pela contratação de uma agência para gerenciar a rede.

No Insta, as fotos bonitas não são as únicas a serem pontuadas, na verdade o segredo dessa rede social está no engajamento, esse que pode ser construído através dos Stories e Reels.

Instagram no Brasil

Twitter no Brasil

Em quinto lugar no Brasil, o Twitter é muito utilizado por jovens, adolescentes e artistas, essa é a terra da notícia, informação, desabafos e muito debate, tudo isso argumentos rápidos e objetivos que cabem em um bloco de 280 caracteres.

A rede social do pássaro azul ficou muito popular no Brasil já em 2008, quando o principal objetivo das pessoas era seguir os famosos e ficar um pouco mais atualizado sobre o que eles faziam durante o dia. Atualmente não é apenas isso que interessa os usuários, a plataforma vem se tornando cada vez mais próxima de um meio de debate, onde as pessoas expressam suas opiniões sobre temas diversos, tais como política, cultura pop, religião, sexualidade e demais temáticas.

TikTok no Brasil

O TikTok está em sexto lugar no ranking, mas ainda assim essa é uma das redes sociais mais comentadas atualmente. A plataforma de vídeos rápidos e divertidos chegou ao Brasil em 2014 conhecido como Musical.ly, mas em 2017 foi renomeada como TikTok, após a venda da plataforma para uma empresa Chinesa.

O TikTok está em alta no Brasil e no mundo desde 2020, e criar um certo reconhecimento na rede social pode ser mais simples do que nas demais. Acontece que os seus algoritmos fazem a entrega dos vídeos de uma forma mais ampla, sem que outros usuários precisem necessariamente seguir a pessoa para ver seu vídeo.

Assim como o Instagram, essa rede social exige engajamento, por isso é importante se certificar de ter um conteúdo bom e que atenda um certo público, para que as pessoas interajam com os vídeos e assim esses sejam entregues para mais pessoas.

TikTok no Brasil

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Print
Email

Venha tomar um cafézinho conosco

Copyright © 2024  | 3W Publicidade | Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido e Otimizado por 3W Publicidade Mídia Digital