Saiba qual é o significado por trás do logo de 5 marcas famosas

Confira nossos artigos

É muito comum que no dia a dia sejamos bombardeados por diversas marcas, seja durante o almoço no trabalho, a ida em uma loja para fazer compras ou simplesmente assistindo TV em casa. Isso acontece porque existe um grande número de marcas para diversos gêneros, se tornando inevitável esbarrarmos com elas.

Mas você sabe por qual razão as marcas ficam tão presentes em nossas mentes às vezes até sem ter uma razão aparente? Bom, isso acontece por causa dos logos, esses símbolos que representam diversos produtos e empresas costumam ser bastante característicos, isso faz com que associemos os mesmos com suas determinadas marcas.

Justamente por essa razão os logos são distribuídos de uma forma tão abrangente, estando presentes em outdoors, cartazes, pontos de ônibus, cenas despretensiosas em filmes, anúncios no celular e em diversos outros locais que muitas vezes achamos não perceber, mas o nosso subconsciente faz a captação da mensagem.

O que é logo?

A logo é uma representação gráfica ou escrita de uma empresa, loja ou produto. Com os logos é possível identificar determinadas marcas sem precisar ver seu produto ou loja física, isso porque elas determinam a identidade visual de algo facilitando o seu reconhecimento.

Esse design geralmente é criado pelos donos das empresas juntamente a agências publicitárias, com uma série de elementos que possam atrair ainda mais o público. Sendo capaz de aproximar ainda cliente da marca facilitando a compra e a identificação com a mesma, também garante que o produto será lembrado.

Vamos imaginar uma grande letra M amarela em um fundo vermelho, qual é a primeira coisa que vem em mente quando você pensa nisso?

A resposta de muitas pessoas vai ser “McDonald’s”, veja que não foi preciso nem ver o hambúrguer, a batata frita ou o próprio restaurante para associar esses símbolos à marca. Isso é a identidade visual, acontece que essa rede de fast food já enraizou essas características ao seu nome e por isso, mesmo que a pessoa não tenha o costume de comer esse tipo de lanche, acaba associando os elementos citados ao estabelecimento.

Em filmes, séries e novelas é bem fácil de perceber a influência dos logos, repare que as vezes em uma cena há uma pessoa andando na rua e no fundo aparece um estabelecimento bem característico, parecendo ser um take despretensioso, mas na verdade aquele cenário está ali de forma proposital. Mesmo que as pessoas não reparem no fundo, o subconsciente absorve essas informações e do nada você fica com vontade de adquirir o produto dessa marca.

Significado dos logos

É evidente que os logos são muito presentes nas tarefas diárias, alguns com designers trabalhados e minimalistas, enquanto outros são mais simples e apesar de alguns logos serem bastante óbvios, na maioria dos casos as pessoas não sabem ao certo qual é o significado dos mesmos.

Mas o que de fato influencia nos logos? Seria porque o dono da marca achou o símbolo bonito ou então só quis fazer algo conceitual sem um significado? Pode ser que em alguns casos isso realmente aconteça, mas na maioria das vezes não.

Até mesmo os logos mais simples possuem um significado ou uma razão e aquela que você acredita ser apenas uma linha ou um detalhe que quiseram incrementar ao nome, essa pode não só ter um sentido, como também formar outro símbolo que fica camuflado. Essas são todas estratégias vindas dos serviços publicitários e que as pessoas estão utilizando cada vez mais no dia a dia.

Para que entenda melhor, separamos 5 marcas famosas que possuem significados escondidos por trás de seus logos.

Amazon

A Amazon é uma grande rede de varejo individual que realiza a venda de produtos variados através da sua plataforma online, a marca foi criada em 1994 em Washington nos Estados Unidos por Jeff Bezos.

Inicialmente a Amazon era uma loja de livros online, não é à toa que esse é um dos produtos mais requisitados na plataforma. Os seus serviços se expandiram e atualmente estão disponíveis em média de 190 países, sendo um dos mais populares nesse meio.

Significado logo Amazon

O logo da Amazon é seu próprio nome com uma linha amarela em baixo, se analisarmos bem essa linha é na verdade uma seta que se inicia na letra A e finaliza na letra Z, o que remete ao próprio slogan da marca que diz: “Tudo pra você, de A à Z”. Isso indica que a plataforma possui uma grande variedade de produtos, atendendo qualquer necessidade do consumidor.

Além disso, a seta tem suas duas extremidades levemente curvadas para cima, o que está associado a um sorriso, se referindo a felicidade e satisfação do cliente ao receber a encomenda da Amazon.

Significado logo Amazon

Coca-Cola

A Coca-Cola é uma das marcas de refrigerante mais famosas do mundo, criada em 1886 em Atlanta nos Estados Unidos pelo farmacêutico John Pemberton.

O produto desde a sua criação já foi implantado na vida de muitas pessoas que saboreiam a bebida em horas vagas, almoços em família, no cinema e em diversas outras ocasiões. Esse se tornou um produto extremamente famoso que dificilmente será desvalorizado, isso porque há uma grande demanda de vendas do mesmo e o refrigerante já está enraizado na cultura de muitas pessoas pelo mundo todo.

Significado logo Coca-Cola

O logo da Coca-Cola tem seu próprio nome em uma letra bem caligrafada, não possuindo um significado em específico. Nesse caso, o que mais chama atenção é o que de fato levou a marca a aderir essa logo como a sua identidade visual.

Acontece que quando o produto foi criado decidiram utilizar a tipografia Spencerian, que era uma caligrafia muito famosa no final do século XIX. Desde então houveram algumas alterações mínimas, mas o logo permanece com a estrutura bastante parecida com o projeto inicial.

Uma das razões para a caligrafia permanecer a mesma é que já houve uma tentativa de alteração que foi boicotada. Em 1985 a Coca-Cola alterou a tipografia na tentativa de algo mais moderno, nesse período as vendas caíram drasticamente o que fez outras marcas de refrigerante alavancarem. Percebendo isso, em 1987 a tipografia clássica voltou à cena.

Já em relação a cor, o vermelho e o branco estão associados à marca porque no período do seu lançamento as máquinas de impressão tinham essas como suas cores padrão. Inevitavelmente as pessoas começaram a associar ambas as tonalidades à marca e assim ficou.

Significado logo Coca-Cola

McDonald’s

O McDonald’s é a maior rede de fast food mundial, criada em 1940 na Califórnia pelos irmãos Richard e Maurice McDonald.

Há diversas franquias do restaurante espalhadas por 119 países, sendo uma média de 37mil pontos de venda ao todo. Com toda a sua influência, dificilmente a rede terá quaisquer chances de perder a sua popularidade entre os adultos e principalmente os jovens.

Logo McDonald’s significado

O logo do McDonald’s é a letra M em amarelo, muitos acreditam que essa é apenas uma referência ao nome do fast food, mas essa na verdade não é a única razão.

Acontece que a logo foi criada de forma totalmente acidental, logo no início da rede os irmãos McDonald incluíram grandes arcos dourados na estrutura do restaurante apenas para a estética do mesmo. Mas com o passar do tempo começaram a unificar os arcos formando a grande letra M que se você reparar, possui mesmo esse formato de arco.

Juntando o útil ao agradável, a união dos arcos forma a letra M que por coincidência é a primeira letra do nome da marca. Além disso, as cores amarelo e vermelho são até hoje utilizadas por terem uma forte associação com alegria, diversão e fome. 

Logo McDonald’s significado

Apple

A Apple é uma marca popular de computadores e demais eletrônicos, criada em 1976 na Califórnia por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne.

A marca é mundialmente famosa principalmente por conta do iPhone, o aparelho celular que ganha cada vez mais visibilidade por ter um mecanismo interno que possibilita a alta resolução da tela, velocidade e funcionalidade.

Apple logo significado

O logo da Apple assim com os seus produtos também é bastante famoso, sendo a clássica maçã mordida. Ainda que seja simples, o design é bastante conceitual e por isso costuma despertar a curiosidade das pessoas. O que é decepcionante, uma vez que as teorias são muitas, mas até então não houve uma confirmação exata do real significado do logo.

Ainda assim, uma das teorias mais viáveis e aceitas pelos consumidores é a inspiração no Isaac Newton. Ela diz que enquanto o cientista descansava debaixo da árvore, uma maçã caiu em sua cabeça e com isso ele teve uma ideia genial. Essa versão é mais aceita porque a primeira logo da Apple tinha exatamente essa ilustração de um homem sentado sob uma árvore, onde uma maçã ganhava destaque.

Caso a teoria esteja certa, isso representaria o conhecimento, inteligência e genialidade dos produtos Apple.

Apple logo significado

Playboy

A Playboy é uma marca de revista erótica muito famosa, criada no ano de 1953 por Hugh Hefner nos Estados Unidos.

A revista tem como foco principal fotos de cunho sexual, por isso acaba chamando bastante atenção do público masculino. Apesar do número de vendas ter diminuído depois dos avanços da internet, a revista ainda possui um alto número de vendas em 33 países.

Playboy logo significado

O logo da Playboy é o perfil da cabeça de um coelho com uma gravata borboleta em preto, esse logo foi criada de forma proposital associando o design à temática das revistas.

Acontece que os coelhos são animais brincalhões e são muito conhecidos por terem vida sexual ativa, o que ligeiramente pode ser ligado com a revista. Os criadores também informaram que a decisão foi tomada porque os coelhos lembram as garotas por serem tímidos, vivaz e divertidos. Já a cor preta está associada ao luxo, profissionalismo e classe tanto das modelos quanto da revista.

O logo se tornou um ícone muito famoso e passou a ser aderido por muitas pessoas, o que acabou aumentando a renda da empresa com a venda de produtos possuindo o mesmo design. Logos com um grande planejamento assim como essa geralmente são criadas em conjunto com uma agência publicitária ou designer gráfico.

Playboy logo significado

Conclusão

Conhecendo mais sobre essas empresas que abordam temáticas bastante distintas umas das outras e analisando os conceitos dos seus logos, se torna mais evidente que a logo pode vir de um conceito planejado minuciosamente ou então surgir de forma espontânea com o passar do tempo.

Sendo assim, a recomendação é não se precipitar ao criar um logo, mas sim ter bastante paciência e analisar todos os elementos da marca que podem de alguma forma agregar para a simbologia da empresa. Caso não tenha ideia de como deve começar, é ideal que entre em contato com uma agência publicitária para te auxiliar nesse processo.

Encontre a nossa agência de publicidade

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Print
Email

Venha tomar um cafézinho conosco

Copyright © 2024  | 3W Publicidade | Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido e Otimizado por 3W Publicidade Mídia Digital