Não sabe por que seu engajamento diminuiu e seus seguidores pararam de crescer no Instagram? Você segue produzindo conteúdos de valor, mas suas publicações não vingam? Talvez você tenha sido vítima do Shadowban!
O que é Shadowban
Em tradução livre, o termo Shadowban significa “banido à sombra” e vem sendo utilizado para se referir ao banimento fantasma que o Instagram tem submetido alguns de seus usuários. O Shadowban nada mais é que um bloqueamento implícito ou indireto em que o usuário continua utilizando a rede social, mas suas postagens (de feed ou de story) deixam de ser entregues tanto para os seguidores quanto para outros usuários no “Explorar”.
A princípio, o Shadowban ocorre quando o algoritmo do Instagram é utilizado de maneira imprópria para gerar engajamento ou angariar seguidores (com os chamados “bots” ou ferramentas de automação) ou quando o usuário infringe algumas regrinhas da plataforma.
Em palavras cruas, mesmo que o Instagram nunca tenha admitido o Shadowban, o Shadowban trata-se de uma punição. No entanto, nos últimos tempos, o Shadowban tem atingido perfis que, ao primeiro olhar, não violaram nenhuma regra implícita ou explícita da comunidade.
Como saber se estou no Shadowban
A verdade é que ninguém está a salvo do Shadowban: perfis de blog, de lojas, de agências, etc. e até perfis pessoais podem ser vítimas do banimento fantasma do Instagram.
A maneira mais simples de saber se você está passando por um Shadowban é verificar atentamente o engajamento do seu perfil. Primeiro, vale olhar como anda o crescimento do seu número de seguidores. Você faz publicações frequentes, com conteúdo de valor, mas seus seguidores continuam estáticos? Pode ser que você esteja no Shadowban.
A baixa no engajamento também merece atenção e, se o seu perfil é comercial, ficará ainda mais fácil analisar a situação. Nas informações das próprias postagens é possível conferir as métricas de alcance, curtidas, comentários, impressões e compartilhamentos. Ao comparar publicações recentes com publicações antigas, se atente às oscilações dessas métricas: se os números caíram drasticamente, pode ser que você esteja passando pelo Shadowban.
Outra maneira de ter certeza de que você foi jogado às sombras no limbo do engajamento do Instagram é utilizando o “Shadowban Tester”.
Shadowban Tester
O Shadowban Tester é uma plataforma virtual que verifica o desempenho do seu perfil de forma automática. Embora as análises não sejam 100% eficazes, quando aliado aos métodos que já mencionamos, o Shadowban Tester pode ajudar a confirmar suas suspeitas. Para utilizar o serviço, é preciso se registrar na plataforma; depois é só inserir o nome do seu perfil e obter a análise.
O que fazer quando cai no Shadowban
Se suas suspeitas foram confirmadas e você realmente caiu no Shadowban, não se desespere! Apesar de temido e indesejado, o Shadowban é temporário e reversível. Mas, enquanto o Shadowban não termina, aqui vão algumas recomendações da nossa agência sobre o que você deve fazer assim que perceber que caiu no Shadowban.
Dar um tempo das redes sociais
Por incrível que pareça, dar um tempo do Instagram é um dos primeiros passos para sair do Shadowban. Isto porque sempre que você acessa a sua conta, uma espécie de sinal é emitido ao Instagram, e o que você menos quer é que a plataforma fique na sua cola, né? Pois, então, saia da mira! Alguns dias fora podem ser revigorantes para o seu perfil.
Excluir hashtags banidas das publicações
Mas antes de começar a pausa… fique atento: as “hashtags” são um dos recursos de engajamento mais utilizados no Instagram, mas que, se usadas de forma inadequada, mesmo sem intenção, podem te levar ao Shadowban.
Afinal, quem nunca usou o #sextou para comemorar a chegada do fim de semana, não é mesmo? Pois saiba que essa é uma das hashtags banidas pelo Instagram por seu cunho sexual em inglês. O que para nós é apenas um neologismo de sexta-feira, para os gringos falantes da língua significa “sexo para você”. Mas o #sextou não é a única hashtag de uso proibido pela plataforma: só no ano passado já eram cerca de 130 hashtags banidas!
Portanto, antes de dar um tempinho do Instagram, vale a pena analisar as suas postagens – principalmente as de menor engajamento – e imediatamente excluir as hashtags banidas das suas publicações.
Shadowban Instagram quanto tempo dura
Como já dissemos, o Shadowban do Instagram não dura para sempre: dependendo do comportamento do seu perfil, o Shadowban pode durar de um dia a algumas semanas e é recomendado permanecer em OFF da rede social durante esse período. A dica é aproveitar esse intervalo para avaliar o que levou seu perfil ao Shadowban e planejar o seu retorno triunfante.
Como sair do Shadowban
Agora que você já deu um tempinho do Instagram, tá na hora de se reerguer! Mas, antes de voltar a publicar, saiba que o processo de retorno ao Instagram exigirá um pouquinho a mais da sua atenção: vale se atentar ao conteúdo e às estratégias que você utiliza para engajar.
Para sair de uma vez do Shadowban, além de excluir hashtags banidas das suas postagens, vale a pena remover o acesso à sua conta por aplicativos de terceiros – aqueles para ver quem deixou de te seguir, por exemplo. Para remover o acesso, entre em sua conta do Instagram pelo aplicativo oficial, em seguida “Configurações” ➡ “Segurança” ➡ “Atividade de Login” e selecione os dispositivos dos quais deseja remover o acesso.
Se nada disso der certo, relate o problema ao Instagram por meio do Suporte. No aplicativo oficial, acesse “Configurações” ➡ “Ajuda” ➡ “Reportar um problema” ➡ “Reportar um problema” e descreve o que está acontecendo.
Como evitar Shadowban
Depois de sair do Shadowban, você, com certeza, não quererá voltar, não é mesmo? Por isso, a seguir, deixamos algumas dicas de como evitar o Shadowban.
Hashtags proibidas
Já mencionadas por aqui, as hashtags proibidas podem afetar drasticamente seu engajamento e te lançar no covil do Shadowban. Por isso, antes de utilizar uma hashtag, vale conferir se ela faz parte da lista de hashtags banidas do Instagram.
Lista de hashtags proibidas
No ano passado, o Instagram já contabilizava cerca de 130 hashtags proibidas. Confira a lista abaixo e veja se você ainda utiliza alguma:
A: #adulting #alone #always #americangirl #armparty #asia #attractive
B: #boatarde #babe #bbc #beautyblogger #beautydirectory #besties #beyonce #bikinibody #boho #books #brain
C: #costumes #cpr #curvy #curvygirls
D: #dequatro #date #dating #desk #direct #dm #dogsofinstagram
E: #easter #edm #eggplant #elevator
F: #fishnets #fitnessgirls #followforfollow
G: #girlsonly #gloves #goddess #graffitiigers
H: #happythanksgiving #hardworkpaysoff #hawks #hotweather #humpday #hustler
I: #ig #ilovemyinstagram #instababy #instamood #instasport #iphonegraphy #italiano #iPhone
K: #kansas #kickoff #killingit #kissing
L:#141 #lean #leaves #like #likeback #likeforlike #lingerie #livinforalivin #loseweight #lulu
M: #medicina #master #mileycyrus #milf #mirrorphoto #models #mustfollow
N: #newyears #newyearsday #nudity
O: #overnight
P: #parties #popular #pornfood #prettygirl #publicrelations #puppydogmondays #pushups
R: #rate #ravens
S: #sextou #saltwater #samelove #selfharm #single #singlelife #skateboarding #skype #snap #snapchat #snowstorm #sopretty #stranger #streetphoto #stud #sunbathing #swole
T: #tag4like #tagsforlikes #tanlines #tgif #todayimwearing #treasurethesemoments
U: #undies
V: #valentinesday
W: #woman #womancrushwednesday #women #workflow #wtf #whatsapp
Automação de Instagram
Automatizar o seu perfil também pode ser uma porta para o Shadowban. Tal qual a maioria das redes sociais, o Instagram também preza pela interação orgânica, aquela que acontece naturalmente entre os usuários. Portanto, evite utilizar ferramentas para seguir, curtir, comentar e enviar mensagens diretas de forma automática. Ah, e também evite deixar de seguir muitos usuários de uma vez: ainda que você o faça manualmente, a plataforma pode interpretar a ação como um comportamento robótico.
Conta ativa
Ser ativo no Instagram também é uma forma de evitar o Shadowban, já que o algoritmo da plataforma é favorável a perfis atuantes na rede. No entanto, não basta ser ativo de qualquer jeito: é preciso agregar valor para ter relevância.
Como ser ativo no Instagram
Entregar conteúdos de valor, ter uma identidade visual, desenvolver estratégias de postagens, engajar as contas de outros usuários, por exemplo, são os primeiros passos para estimular o crescimento do seu próprio perfil no Instagram.
Mas sejamos sinceros, ser ativo no de forma orgânica e qualitativa não é tarefa simples. Afinal, não basta apenas publicar e esperar a mágica acontecer: é preciso planejar e estabelecer estratégias de crescimento.
Para quem não tem tempo para manter o perfil ativo, uma boa saída é contar com uma equipe especializada em mídias sociais para cuidar dos conteúdos e da identidade visual das suas redes.
Política de privacidade Instagram
Ao longo desse artigo, demos inúmeras dicas de como evitar o Shadowban, mas a principal delas é adequar as suas postagens e conteúdos às políticas do Instagram. As políticas de uso e de privacidade do Instagram estão sempre se atualizando e, para quem utiliza a plataforma de forma comercial, é importante estar sempre atento ao que há de novo e ao que já não vale mais. Por isso, não deixe de acompanhar as novas atualizações por meio do próprio Instagram ou outros portais relacionados!
Agora que você já sabe o que é Shadowban e como evitá-lo, não viva a sombra do banimento fantasma. Basta seguir as normas da comunidade do Instagram e ser feliz! Mas… se você ainda não está seguro(a) disso, fale conosco que cuidaremos da sua rede para você!