TikTok: saiba o significado dos termos mais utilizados na plataforma

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As pessoas que vivem ligadas às redes provavelmente já ouviram falar do TikTok, a plataforma de vídeo que estourou na internet e a cada dia ganha mais usuários. Com a correria do dia a dia, o TikTok se adaptou bem por ser uma rede social que apresenta diversos conteúdos em uma pequena fração de tempo, atendendo os desejos do público que atualmente prioriza informações rápidas e objetivas.

Além disso, a plataforma é um grande meio de entretenimento tanto para os criadores de conteúdo, quanto para os telespectadores. Os vídeos do TikTok são menos robotizados como os das demais plataformas, o que leva as pessoas a se divertirem fazendo eles, devido a isso o número de criadores de conteúdo é bem grande e muitos buscam viralizar, o que não é uma tarefa difícil caso saiba exatamente quais estratégias utilizar.

Com a grande demanda diária de conteúdo, as trends, dancinhas, POV’s e demais, seguem os algoritmos da rede e são entregues para seus devidos nichos, por isso as chances de crescimento é bem grande. Isso acaba contribuindo também para as demais plataformas digitais, uma vez que o crescimento no TikTok acaba alavancando o das outras, muitas vezes sendo necessário a contratação dos serviços de uma agência para administrar as redes.

TikTok: saiba o significado dos termos mais utilizados na plataforma

O que é TikTok

O TikTok é uma plataforma de vídeos curtos que duram em média de 15 segundos a 3 minutos. Inicialmente o aplicativo era famoso pelas dublagens, mas atualmente seu principal conteúdo são as dancinhas acompanhadas por músicas hits. As danças possuem uma fácil desenvoltura possibilitando que qualquer pessoa consiga reproduzi-las, por isso é muito comum vê-las também fora do TikTok, em festas, shows e demais eventos.

Além das dancinhas há outros quadros, como: arrume-se comigo, POV, relatos, edições, tutoriais e mais uma grande variedade.

O aplicativo foi lançado em 2016 pela ByteDance na China, mas seu sucesso se alastrou em 2020 durante a pandemia do Covid-19, quando durante o isolamento social as pessoas passaram a interagir mais nas redes e buscar outras formas de distração.

Significados dos termos

Assim como qualquer outra rede social, o TikTok também possui seus próprios termos e gírias, essas que fazem sucesso na plataforma e precisam ser compreendidas principalmente pelos criadores de conteúdo.

Sabendo quais são os significados desses termos se torna mais fácil a adaptação a rede, tendo mais acesso a tags e conteúdo que podem ajudar muito no engajamento dentro da plataforma.

O que é FY no TikTok

FY ou FYP são termos muito utilizados no TikTok, principalmente nas tags, mas o que de fato significa isso? Bom, ambas as siglas são abreviações de For You (FY) e For You Page (FYP), que traduzindo para o português fica “para você” ou “para sua página”.

Ao usar essas tags os usuários estão na tentativa de enviar seu conteúdo para a área For You que é a página inicial do aplicativo, local ao qual acontece a rolagem de vídeos. Nesta página é onde a plataforma faz o envio dos conteúdos de uma forma personalizada, distribuindo os vídeos de acordo com seus nichos.

Acredita-se que utilizar essas tags aumentam as chances de o conteúdo aparecer na página e assim ganhar mais visibilidade, mas esse não é um fato comprovado.

O que é FY no TikTok

Como ir para for you no TikTok

Para aparecer na for you do TikTok não basta apenas publicar um vídeo qualquer e encher de hashtags, isso não despertará interesse no público e não servirá para os algoritmos da plataforma.

Para aparecer com frequência na página principal é necessário ter um nicho, sabendo exatamente qual é o seu público ficará mais fácil descobrir quais conteúdos irão interessar a eles. Investir em conteúdos muito diversificados é um grande erro inicial, pense que sua conta ainda está crescendo e as pessoas não te conhecem o suficiente para se agradarem com qualquer conteúdo, por isso no início os vídeos precisam estar todos dentro de um mesmo segmento.

Depois disso é necessário saber exatamente quais conteúdos despertam interesse nesse nicho e o que pode fazer com que elas queiram assistir seus vídeos. Conteúdos relevantes tendem a prender o público fazendo com que as pessoas assistam os vídeos até o final, assim os algoritmos do TikTok entendem que seu conteúdo é bom, o enviando para a for you demais usuários.

O que é POV no TikTok

POV vem de Point of View que significa “ponto de vista”. Essa sigla vem dos livros e indica a mudança da narrativa do ponto de vista de um personagem para outro.

No TikTok esse termo ganhou fama com conteúdo que faz o telespectador se sentir como uma parte do vídeo ou se identifica com o mesmo. Esse tipo de conteúdo tende a viralizar bastante na plataforma com temáticas variadas como terror, romance, fantasias e até alguns mais criativos como o funcionamento do corpo humano.

O que é POV no TikTok

Como fazer um POV

Para criar esse conteúdo é preciso ter uma narrativa ou algo que faça com que a pessoa sinta as emoções em vivenciar a situação. Por exemplo, “POV você foi para outra dimensão” e então o vídeo representa como seria essa situação. Para entender melhor, veja quais são as peças principais para criar em POV:

  • Roteiro – é necessário para guiar o decorrer do conteúdo;
  • Criatividade – a história que vai envolver o POV precisa ser interessante e ter algum sentido para o público;
  • Referências – se inspirar em outros criadores de POV’s é uma boa forma de melhorar seu conteúdo, mas é importante lembrar que se inspirar não quer dizer copiar;
  • Expressão corporal e facial – as expressões melhoram a atuação e fazem as pessoas se envolverem no conteúdo.

Uma recomendação é a utilização de plot twist nos POV’s, isso faz com que as pessoas fiquem intrigadas comentando no vídeo e até o assistindo novamente.

Ideias de POV

Apesar de ser um gênero bastante divertido, criar um POV pode não ser uma tarefa tão fácil já que essa exige muita criatividade. Para ter uma base e não errar na criação desse tipo de conteúdo, inicialmente é melhor investir em temáticas mais simples, tais como:

  • Romance colegial (ex.: a garota popular do colégio se apaixonou por você);
  • Romance clichê (ex.: seu namorado passou 2 anos fora e agora voltou para sua cidade);
  • Experiências de vida (ex.: você fez uma festa de aniversário, mas ninguém foi).

Depois que estiver mais adaptado com esse modelo de conteúdo pode abordar temáticas mais elaboradas, assim o desenvolvimento será mais rápido e há mais chances de os usuários engajarem.

Contudo, o POV é uma das temáticas de vídeo que mais exige criatividade, com o tempo e o crescimento nesse meio, a tendência é que as exigências sejam ainda maiores necessitando de POV’s mais longos e bem planejados. Por isso, nesse período pode ser necessário a ajuda de um roteirista ou de uma agência publicitária para a criação dos roteiros.Ideias de POV

O que é trend no TikTok

Trend é tudo aqui que está na moda ou em alta na plataforma, seja essa uma música, coreografia, maquiagens, dublagens, transições e outros. Geralmente o que vira trend é o conteúdo “fácil” de fazer, aquele que todos querem e podem ter acesso.

Na maioria das vezes o conteúdo vem acompanhado de uma música e logo eles ficam unificados, ou seja, o instinto das pessoas quando ouvem a música é lembrar automaticamente da trend.

Mas também há algumas exceções, como o GRWM (Get Ready With Me) que significa “arrume-se comigo”. Esse é um quadro que virou trend no TikTok, mas na maioria das vezes ele é feito sem música, efeitos ou muitas edições, ainda assim viraliza bastante.

Como descobrir as trends do TikTok

Para estar sempre por dentro das trends é preciso não apenas criar conteúdo para a plataforma, mas também consumir muito conteúdo. Só assim é possível ver e acompanhar tudo aquilo que as pessoas estão fazendo e está viralizando.

É possível perceber uma trend quando vídeos parecidos começam a aparecer na for you, isso representa que as pessoas estão investindo naquele conteúdo e logo ele vai se tornar viral.

Ainda assim entenda que elas vão variar de acordo com a temática que você produz e consome, ou seja, assim como os demais conteúdos, as trends que são úteis para você podem não ser para seus amigos, sendo assim, dificilmente vão aparecer para eles.

Como descobrir as trends do TikTok

O que é IB TikTok

O IB é uma sigla que pode causar grandes problemas quando não compreendida, ela vem de Inspired By (inspirado em) e é um termo utilizado para dar créditos a outras pessoas dentro da plataforma.

A sigla pode ser utilizada quando o conteúdo publicado veio da inspiração no vídeo de outra pessoa se tornando muito semelhante ao mesmo. Acontece que quando isso não é feito e os telespectadores descobrem, eles costumam pedir que o criador de conteúdo de IB a quem ele usou como inspiração.

Esse termo é mais utilizado quando a inspiração vem de criadores pequenos na plataforma. Não sendo muito frequente em casos de trends e conteúdos virais que praticamente todos os usuários fazem.

O que significa hitar no TikTok

Hitar é uma palavra utilizada quando as pessoas querem se referir a um conteúdo que viralizou dentro da plataforma. Isso acontece principalmente quando um criador de conteúdo que ainda é pouco conhecido na rede produz um vídeo que viralizou e automaticamente ele ganha mais visibilidade e seguidores, ou seja, está hitando no TikTok.

Para que esse processo seja mais rápido, principalmente para as empresas, a contratação de uma agência pode ser útil, auxiliando na criação e divulgação de conteúdo.

O que significa flopar no TikTok

Flopar é o contrário de hitar e está associado a algo que não deu certo. Esse termo serve para quando a pessoa publica um conteúdo e recebe um número baixíssimo de curtidas e visualizações.

O flop é um grande pesadelo para muitos usuários que tentam a todo custo sair dele, muitos até acabam desistindo de criar conteúdo por conta disso. Mas caso você esteja nessa posição, isso acontece quando o conteúdo não possui um diferencial tão grande e não prende as pessoas, então não desista, apenas reavalie o seu repertório.

O que significa flopar no TikTok

Como desflopar o TikTok

As pessoas não ficam flopadas no TikTok atoa, então se esse é seu caso avalie bem a situação. Falar sobre assuntos que não tem tanta propriedade, imagem com baixa qualidade, a falta de relevância e diferencial faz com que as pessoas acabem nessa posição.

Por o TikTok ser uma plataforma de vídeos rápidos e que entrega diversos conteúdos por segundo, as pessoas acabam achando que para hitar dentro da mesma é fácil e não precisa de um mínimo de esforço, mas estão muito enganados.

Assim como nas demais plataformas, os conteúdos no TikTok precisam ter planejamento e qualidade. Veja o que pode ajudar a sair do flop:

  • Encontrar um nicho;
  • Produzir conteúdos relevantes para esse nicho;
  • Ter um diferencial entre os demais;
  • Utilizar uma boa iluminação durante as gravações;
  • Melhorar a qualidade da imagem;
  • Investir mais em roupas, cenários e acessórios de acordo com a temática do vídeo.

Se ainda assim não houver mais esperanças, entrar em contato com uma agência pode ser uma opção viável.

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