Brainstorming – o que é, como fazer e quais as vantagens

Confira nossos artigos

Sabe aquele momento em que diversas ideias surgem e você em um instinto anota todas em um caderno ou no próprio celular para não esquecer, mas no percurso acabam surgindo ainda mais inspirações? Isso de fato é um mecanismo bastante impressionante da mente humana e que é muito útil para o planejamento empresarial independentemente do segmento.

Nas empresas essa técnica é muito aplicada em equipe, onde os colaboradores vão sugerindo as suas ideias até que criarem um planejamento impecável com a junção de diversas partes, esse processo é conhecido como o brainstorming e é muito frequente em empresas, coworking, universidades e até mesmo em chats de vídeo.

Brainstorming - o que é, como fazer e quais as vantagens

O que é brainstorming

O brainstorming ou tempestade de ideias é uma atividade realizada de forma individual ou em grupo onde diversas ideias são agrupadas.

Essa além de ser uma excelente forma de ter de extrair boas ideias com diferencial e grande potencial de sucesso, a técnica também estimula a criatividade das pessoas e faz com que a interação dentro da empresa seja melhor.

No momento de prática do brainstorming todas as ideias são válidas, nada deve ser descartado uma vez que aquela sugestão que possa parecer irrelevante, poderá ser moldada e levar a empresa a ter bons resultados futuros.

Objetivo do brainstorming

O principal objetivo do brainstorming é atrair ideias inovadoras para solucionar os problemas de uma empresa ou montar um planejamento para a mesma.

Alguns estudos apontam que unir diversas ideias é uma das melhores formas para alcançar respostas inovadoras, criativas e de sucesso.

Tipos de brainstorming

O brainstorming é uma técnica que pode ser feita de diversas formas, para saber exatamente como aplicar é preciso entender cada uma delas.

Veja quais são:

Brainstorming individual

o brainstorming individual é ideal para quem trabalha de forma autônoma, está iniciando um projeto sozinho ou então não se abre tão bem em grupo, para isso anote todas as ideias que vierem em mente até ter algo suficiente para montar um planejamento ou solução;

Brainstorming em grupo

o brainstorming em grupo é a maneira mais eficaz da técnica, onde uma pessoa pode complementar a ideia de outra durante uma reunião e assim por diante até formarem um bom planejamento com a junção de diversas sugestões;

Brainstorming em grupo

Brainstorming reverso

o brainstorming reverso funciona de uma forma um pouco diferenciada, onde as pessoas precisam levantar hipóteses de coisas que impeçam que o seu objetivo seja atingido.

Quando tiverem isso pronto, ficará mais fácil o processo para encontrar soluções eficazes para o negócio;

Speedstorming

nesse caso toda a equipe deve ser reunida em uma mesa e distribuída uma folha de papel por pessoa, cada um deve anotar 4 ideias e passar a folha para a sua direita, então a pessoa deve complementar a ideia anterior e passar para a sua direita, e continua assim consecutivamente.

Como fazer um brainstorming

Para fazer o brainstorming não basta apenas reunir a equipe em um local e iniciar a técnica.

Esse método, assim como as demais estratégias empresariais, também precisa de um planejamento para que flua de maneira eficaz e tenha bons resultados.

Para saber exatamente como fazer com que a tempestade de ideias seja um sucesso, veja como fazê-la abaixo:

Reunião de brainstorming

A reunião do brainstorming deve acontecer em um local apropriado, esse espaço irá depender do ambiente onde a sua empresa está localizada.

Mas independente se o negócio funcionar de maneira home office, em um espaço comercial ou em um coworking, é ideal que separe uma sala de reunião ou um espaço silencioso para conseguir afunilar as ideias sem perturbações.

Processo de brainstorming

Imagine que o brainstorming é um processo que está sendo implementado na empresa, sendo assim, é necessário que o seu planejamento seja feito para que a técnica funcione da melhor forma possível.

Isso acontece quando se sabe exatamente qual é o problema, a causa do mesmo e são apresentadas as formas de solucionar tal.

Confira abaixo como fazê-lo:

Problema

analise com muita atenção qual é o problema que deve ser solucionado, aponte nesse espaço tudo aquilo que necessita de melhorias;

Causa raiz do problema

nesta etapa deverá ser apontada a raiz do problema, ou seja, aquilo que faz com que o problema seja existente e também tudo aquilo que faz com que ele seja ainda maior;

Solução do problema

na etapa final é onde serão unidas as ideias vindas do brainstorming até que uma solução viável seja dada.

Ferramentas para brainstorming

Durante o brainstorming muitas sugestões são levadas em consideração e para que nenhuma se perca nesse processo há algumas ferramentas online que podem contribuir para o empilhamento de ideias.

Veja quais são:

  • GitMind;
  • LucidChart;
  • GroupMap;
  • The Brain;
  • Wisemapping.

Ferramentas para brainstorming

Vantagens do brainstorming

Para concluir, antes de começar a planejar o seu brainstorming é importante que saiba quais são as vantagens de aderir essa técnica para o seu negócio.

Além de ser uma maneira mais prática de conseguir respostas e resultados, a tempestade de ideias pode contribuir de outras formas também, veja como:

  • Aumenta a interatividade da equipe;
  • É uma forma de expor as ideias;
  • Os colaboradores são mais valorizados no geral;
  • É uma metodologia mais eficaz para a resolução de problemas;
  • Estimula o trabalho em equipe;
  • Melhora o relacionamento dos colaboradores;
  • Estimula as pessoas a darem seu posicionamento.

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Print
Email

Venha tomar um cafézinho conosco

Copyright © 2024  | 3W Publicidade | Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido e Otimizado por 3W Publicidade Mídia Digital