Marketing para arquitetos: saiba o que é e como fazer

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Marketing para arquitetos: saiba o que é e como fazer

Devido aos avanços midiáticos e a grande disputa dentro do mercado da arquitetura, é indispensável que esses profissionais tenham conhecimentos de marketing. Os arquitetos precisam desse repertório para que possam ter mais visibilidade e reconhecimento no ramo, conseguindo atrair novos clientes e assim aumentar sua demanda de projetos a serem realizados.

Atualmente vem sendo cada vez mais difícil estar inserido no mercado sem utilizar as novas mídias e tecnologias, é fato que para ter seu espaço no mercado é necessário acompanhar os avanços da sociedade, caso contrário à sua visibilidade é reduzida em grande escala. Seguindo essa linha de raciocínio, sabemos que a maior parte da sociedade passa uma grande parte do dia conectada digitalmente de alguma forma, ou seja, a melhor forma de divulgar o seu serviço é estando inserido nessas plataformas.

As redes sociais, sites e blogs são fundamentais para aumentar a visibilidade de uma pessoa e divulgar o trabalho, muitos arquitetos utilizam dessas para apresentar seus projetos e comprovar a eficácia e qualidade dos mesmos. Além disso, a otimização dentro dessas mídias também é importante, seja de forma paga ou orgânica, utilizando estratégias que contribuem para que os conteúdos e a marca estejam sempre no topo das pesquisas e recomendações.

Se você ainda é novo nisso e não sabe exatamente o que fazer para conseguir ter um bom desempenho nas redes com a sua profissão, então continue aqui pois neste artigo apresentaremos diversas técnicas e estratégias que já ajudaram muitos arquitetos a terem mais visibilidade e podem ajudar você também!

Marketing para arquitetos

Para os profissionais que estão a mais tempo no ramo da arquitetura, ter visibilidade, uma grande demanda e ser procurado por diversos clientes é uma realidade, ainda que esses não tenham investido tanto no marketing e no mundo digital. Contudo, atualmente são pequenas as possibilidades de um profissional conseguir atrair um grande número de clientes apenas fazendo seu serviço e sem realizar a devida divulgação.

Devido a todos os avanços tecnológicos e a própria evolução humana, a concorrência no mercado é maior, bem como as exigências dos clientes também. É comum que as pessoas procurem mais sobre uma empresa ou um profissional nas redes sociais ou no Google antes de contratar seus serviços, isso em busca descobrir a veracidade do local, e encontrar algumas amostras do trabalho e até feedbacks de outros clientes.

Sendo assim, supondo que uma pessoa está dividida entre contratar o seu serviço e o de outro arquiteto, entretanto, esse profissional possui redes sociais com fotos de seus projetos e uma boa posição na primeira página do Google, enquanto você utiliza apenas o WhatsApp para se comunicar com os clientes. Nesse caso, qual dos arquitetos você acredita que passaria mais credibilidade e provavelmente fecharia um projeto?

Justamente para não vir a acontecer esse tipo de situação, é importante que o arquiteto tenha acesso ao marketing. Conhecendo pelo menos o básico disso já é o suficiente para saber como organizar as redes sociais, os posts que deverá fazer e como precisará se comunicar com os clientes. Geralmente é mais recomendado a contratação de uma agência publicitária que fique responsável pelas ferramentas e estratégias mais complexas, uma vez que esses profissionais possuem um repertório mais amplo que é ideal para gerar resultados mais rápidos e eficazes.

Estratégia de marketing para arquitetos

Dentro do marketing há diversas estratégias que são altamente eficazes para aumentar a visibilidade e a demanda dos arquitetos, e para iniciar essa jornada, é fundamental ter conhecimento sobre o público com o qual está lidando. Não é eficaz estar logado em diversas redes e subir anúncios em muitas plataformas, isso apenas pode gerar um grande desgaste mental, exigir um grande investimento financeiro e ainda não ter os resultados esperados.

A importância de conhecer o público em primeiro lugar está principalmente relacionada ao local onde essas pessoas estão inseridas, pois é dentro desse nicho onde a otimização deve ser feita e você conseguirá atrair mais clientes. Desse modo fica mais fácil saber quais redes sociais utilizar, o modelo de anúncios que mais vão engajar e o tipo de conteúdo que mais chamará atenção.

As estratégias de marketing são muitas e as principais delas estão diretamente relacionadas a sites, blogs, redes sociais, cursos, e-books e a produção de conteúdos otimizados. Na maioria das vezes nem todas as técnicas são aplicadas, mas quando de duas a três delas são utilizadas em conjunto, os resultados são ainda melhores.

E como dito anteriormente, a decisão sobre qual delas será a mais eficaz para o seu negócio, dependerá dos seus objetivos profissionais e do desejo dos clientes. Nessa jornada, até mesmo o nicho com o qual você deseja trabalhar dentro da arquitetura pode interferir na escolha das estratégias de marketing. Continue lendo este artigo para conhecer mais sobre essas estratégias e saber qual é a melhor para você!

Exemplos de estratégias de marketing

Exemplos de estratégias de marketing

Para facilitar seu entendimento e de modo que consiga utilizar o marketing com eficácia, trouxemos alguns exemplos de estratégias de marketing que possuem resultados bastante positivos no ramo da arquitetura. Se você ainda não conhece muito sobre essa área publicitária, é bom que tenha uma base antes de se aprofundar diretamente em um curso, por isso preste atenção nas principais técnicas utilizadas.

SEO psicologia

SEO é uma sigla para o termo Search Engine Optimization, que significa Otimização de Mecanismo de Busca. Essa é uma técnica muito utilizada para deixar páginas de sites e blogs sempre no topo da das pesquisas do Google, isso de forma organizada, apenas utilizando palavras-chave e títulos estratégicos para os artigos, de modo que a própria plataforma entende que aquele conteúdo é eficaz.

O Google é uma plataforma de busca com inteligência avançada, a mesma possui algoritmos que realizam a leitura automática de conteúdos, sendo capaz de analisar a qualidade dos mesmos e até se houve plágio. Essa análise é o que faz o ranqueamento dos artigos, deixando alguns em posições mais elevadas do que outros. Tendo em mente que as pessoas costumam abrir links que aparecem entre a primeira e a segunda página de pesquisa, é ideal que os artigos sejam de alta qualidade para que sejam bem qualificados e atraiam possíveis clientes.

Como utilizar SEO

Tendo essa base do que é o SEO já é possível adentrar a técnica, para utilizar a mesma, é necessário se atentar a alguns pontos e segui-los para que tenha os resultados desejados. Alguns deles são:

  • Conhecer sua a área e o impacto da mesma no mercado: primeiramente você deve iniciar realizando uma busca sobre a arquitetura no Google, preferencialmente sobre a sua área de atuação. Assim terá uma base do que as pessoas mais procuram sobre isso e isso facilitará na hora de produzir os conteúdos;
  • Funcionamento do SEO: para utilizar uma estratégia é evidente que você precisará saber muito bem como ela funciona, ou poderá não ter os resultados desejados. O SEO tem como função principal mostrar que um site ou blog tem conteúdos bons ou ruins de acordo com o seu posicionamento no Google, esse ranqueamento é feito através da leitura dos conteúdos utilizando seus próprios algoritmos;
  • Como aplicar o SEO corretamente: o SEO é aplicado quando os conteúdos passam a ser produzidos de acordo com as exigências do Google;
  • Ficar sempre no topo das buscas: para que o ranqueamento esteja sempre ao seu favor e a sua página fique constantemente no topo das pesquisas, seus conteúdos precisam conter características que são consideradas positivas para os algoritmos do Google, tais como a linkagem externa e interna, palavras-chave, textos originais etc;
  • Estar atento às penalizações: assim como há características positivas para um conteúdo, também existem aquelas que são negativas e podem fazer sites e blogs despencaram nas páginas de pesquisas. Artigos de baixa qualidade são aqueles que não contém uma parcela das características exigidas pelo Google, mas a principal delas é o plágio que pode ser facilmente detectado e reduzir a entrega desse conteúdo;
  • Mudança dos algoritmos: o SEO é inteiramente baseado nos algoritmos da página busca, por isso é ideal ter muita atenção nas mudanças para que assim consiga manter os artigos padronizados dentro das exigências da plataforma.

Esse é um pequeno resumo de como funciona o SEO é a base necessária para aplicá-lo, entretanto essa estratégia é muito mais complexa, por isso pode ser necessário que uma agência publicitária fique encarregada por esse serviço, uma vez que saberá a melhor forma de adentrar a técnica.

Persona arquitetura

Persona arquitetura

Assim como em qualquer outra área, para a arquitetura também é importante criar uma persona para facilitar a aplicação do marketing como um todo. Ou seja, independentemente de quais técnicas e plataformas você escolher para divulgar o seu serviço, a persona será fundamental para todas elas.

A persona nada mais é do que a criação de “personagens” que representem os seus clientes e os consumidores de conteúdo. A mesma é feita com o levantamento de características em comum dessas pessoas até que se forme uma única imagem para representá-las. Caso seus clientes sejam muito distintos, pode ser uma boa opção criar até três personas diferentes seguindo esse raciocínio.

Criando a persona, ficará mais fácil saber quais plataformas seus clientes usam, o que eles procuram saber e quais são seus objetivos contratando os seus serviços.

Como fazer uma persona

Para criar a persona você precisa se basear em informações reais, respeitando as características do seu público. Essa pode ser uma tarefa um pouco difícil na área da arquitetura, uma vez que a prioridade não é lidar diretamente com a ficha dos clientes, mas para facilitar você pode começar a observar essas pessoas durante a realização de orçamentos, a forma como entram em contato com você, o que procuram e como se comportam.

Caso você seja novo no ramo e ainda não tenha clientes, deverá ter um pouco mais de paciência nesse processo e a princípio imaginar o cliente ideal, posteriormente poderá ir remodelando esse perfil de acordo com suas novas experiências na área.

Tendo isso como base já é possível criar a persona respondendo as seguintes informações:

  • Nome;
  • Idade;
  • Gênero/sexualidade;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Estrutura familiar;
  • Estado civil;
  • Região onde mora/trabalha/estuda;
  • Hobbies;
  • Objetivos;
  • Necessidades;
  • Desafios ou dificuldades;
  • Redes sociais que mais utiliza;
  • Demais informações que sejam necessárias para complementar o perfil.

Canais de comunicação

Os canais de comunicação são todos os espaços utilizados para que o arquiteto tenha contato com seus clientes, seja através de publicações, fotos, vídeos, artigos, e-books e demais materiais. Saber onde seus clientes estão é o primeiro passo para ter sucesso, pois descobrindo isso são maiores as chances de você acertar na hora da escolha da plataforma que irá utilizar. Uma forma eficaz de conseguir isso é analisando o perfil das personas.

Contudo, independente de quais sejam escolhidas, é importante que tenha pelo menos um site, um blog e uma rede social. O site e o blog servem diretamente para facilitar as pesquisas no Google e a rede social atua como uma prova real de que o seu trabalho é eficaz, isso porque as pessoas tendem a ver mais credibilidade em profissionais ou empresas que possuem contato direto e dinâmico com os clientes, bem como exibem seus projetos.

Redes sociais para arquitetos

As redes sociais são muito importantes para impulsionar uma carreira profissional. Para os arquitetos é muito eficaz ter acesso a esse dinamismo, principalmente com plataformas de vídeos e imagens que tendem a deixar os clientes mais próximos aos projetos. São nessas redes que os profissionais têm a oportunidade de mostrar a arquitetura vista de outros olhos e gerar mais interesse nas pessoas.

Veja quais são as redes sociais mais utilizadas e eficazes para arquitetos:

  • Instagram;
  • Pinterest;
  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • Youtube.

Redes sociais mais distintas como o Twitter ou o TikTok também podem ser utilizadas, mas nesses casos é necessário adaptar os conteúdos de acordo com as exigências das pessoas que estão ligadas nessas redes.

Site para arquitetos

Um site bem feito e otimizado vale mais do que qualquer outra estratégia que possa ser utilizada. Entenda que essa página pode ser considerada o coração do marketing da sua carreira, isso porque o site é o espaço onde as pessoas tendem a julgar a credibilidade e a eficácia dos serviços. Por isso, neste espaço você não apenas deverá mostrar às pessoas o que tem a oferecer, mas também precisará passar a sua imagem como profissional.

Isso não quer dizer que o site precisa ser enfeitado do início ao fim, mas deve conter um acúmulo de informações necessárias para que conheça você, seu trabalho e seus valores de modo objetivo. Preferencialmente solicite um profissional de marketing para realizar o desenvolvimento da página que saberá como criar um site bonito e eficaz, caso deseje, entre em contato com a 3W Publicidade, somos uma agência especializada na criação e otimização de sites.

Site para criar portifólio de arquitetura

Site para criar portifólio de arquitetura

Um ponto muito positivo da arquitetura é que o trabalho pode ser apresentado aos clientes com fotos dos projetos e os resultados finais, isso passa mais segurança aos clientes e mostra a eles uma prévia do que terão caso contratem seus serviços. Justamente por isso pode ser muito eficaz que o arquiteto tenha um site de portifólio onde possa exibir aquilo que já foi feito por ele.

Esse modelo de site pode ser facilmente criado no Behance que já é um espaço muito utilizado por arquitetos, e essa além de ser uma plataforma de fácil acesso e bem organizada, ela ainda é gratuita e está integrada a algumas redes sociais como o Facebook e o Youtube.

Blog de arquitetura

O blog de um arquiteto precisa ter uma demanda de conteúdos que atraiam a atenção do público, então vamos pensar, quais são as dúvidas de pessoas que estão procurando um arquiteto? Ou quais assuntos relacionados a isso podem ser do interesse delas?

Respondendo essas perguntas você já conseguirá levantar diversos títulos interessantes para publicar no blog. É importante que durante a criação desses conteúdos sejam utilizadas palavras-chave que estejam associadas a essa temática, além disso, criar linkagem interna dentro do artigo para outras páginas do seu site pode facilitar no engajamento com os clientes.

Ferramentas de automação

As ferramentas de automação ajudam na otimização de tempo, análise de métricas e aumento de visibilidade dentro das plataformas porque são basicamente sistemas automáticos que contribuem para a aceleração de resultados. Algumas delas são:

  • pCon.planner;
  • Zamzar;
  • ScketchUp;
  • Asana;
  • Trello;
  • Mailchimp;
  • Zapier.

Ações de marketing para arquitetos

Ações de marketing para arquitetos

Os tópicos citados anteriormente são algumas funções presentes dentro das estratégias de marketing de fato, essas que englobam uma gama de ações que podem ser realizadas em prol da divulgação e da visibilidade de algo. Confira a seguir as principais estratégias de marketing para arquitetos:

  • Marketing digital;
  • Marketing de conteúdo;
  • Inbound marketing.

Marketing digital arquitetos

O marketing digital é uma das áreas que mais está ligada com as redes sociais, Google e o mundo digital como um todo, por isso essa pode ser uma das estratégias mais utilizadas e eficazes para aumentar a visibilidade do seu trabalho.

A estratégia pode ser vista em diversos elementos bastante comuns do dia a dia, como o uso do WhatsApp, stories no Instagram, anúncios no Facebook, otimizações com SEO do Google, E-books e outros diversos elementos. Ou seja, já é uma ferramenta a qual as pessoas tendem a estar mais familiarizadas, e a parte boa é que o marketing digital pode ser aplicado tanto de maneira orgânica, quanto às variações pagas.

Como fazer marketing digital

Provavelmente se você já costuma estar logado na internet deve ter achado essa estratégia muito simples e fácil, mas na verdade, ainda que as pessoas estejam familiarizadas com a rede, há muito mais do que apenas essa camada superficial que vemos. Primeiramente, para aplicar o marketing digital é preciso ter uma noção sobre os algoritmos das plataformas as quais irá utilizar, para assim compreender quais conteúdos, anúncios e modelo de perfil e nickname serão mais eficazes para gerar resultados.

Além disso, é ideal que siga todo um cronograma ou pelo menos uma sequência de postagens, alimentando as redes com frequência para que as pessoas tenham acesso aquilo que você tem a oferecer e não esqueçam o seu serviço. Imagine que você estará criando uma imagem virtual e ela pode ser um ponto decisivo para o aumento ou não do seu número de clientes.

O marketing digital está muito relacionado com o engajamento com o público, então é viável que você entenda o que essas pessoas procuram, quais conteúdos podem suprir suas necessidades e o que fará com que eles associam o seu nome com a arquitetura e assuntos relacionados.

Marketing de conteúdo para arquitetos

Seguindo a linha de raciocínio anterior, vem o marketing de conteúdo, esse é formado pelos desenvolvimentos de artigos, posts, livros e demais conteúdos que possam compartilhar o seu conhecimento com outras pessoas. Esse método além de ser eficaz para alimentar as plataformas digitais, o mesmo também mostra que o profissional tem propriedade na sua área de atuação, tendo conhecimentos suficientes para compartilhá-los com o público e sabendo exatamente com o que está lidando. Isso gera uma visão maior de credibilidade!

Como fazer marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo pode ser sim o método que exige um esforço contínuo pois está lidando diretamente com o planejamento e a criação de conteúdo, entretanto, essa é a parte de mais fácil compreensão. Essa estratégia se baseia em uma boa escrita, criatividade, conhecimento amplo na área e aplicação de técnicas de otimização.

Opte por conteúdos que possam responder às perguntas dos seus clientes, evitando assuntos muitos distintos e que não se enquadram no seu nicho. Além disso, tenha atenção para a aplicação de técnicas como o uso de palavras-chave. Posteriormente avalie como o público recebe esses conteúdos e passe a adaptá-los de acordo com a preferência dos seus clientes.

Inbound marketing para arquitetos

O inbound marketing é muito importante dentro do meio digital e é ideal que seja aplicado principalmente devido a grande competitividade na arquitetura. Esse método se aplica através do compartilhamento de conteúdo voltado para um determinado público-alvo. A estratégia é muito eficaz para que os clientes procurem os seus serviços após serem atraídos pela mensagem do seu negócio.

Como fazer inbound marketing

Como fazer inbound marketing

Para aplicar o inbound marketing é mais do que necessário que seja realizado um planejamento prévio baseando-se nos objetivos que deseja atingir e os recursos aos quais você tem acesso. Tendo isso em mãos, basta seguir a seguinte ordem de aplicação:

  • Apontar qual é o público-alvo;
  • Criar conteúdo de alta relevância utilizando o funil de vendas;
  • Divulgar produções nas plataformas onde o público está inserido;
  • Desenvolver estratégias de compra e venda.

Curso marketing para arquitetos

Curso marketing para arquitetos

Para se aprofundar mais no marketing é mais recomendado que sejam realizados alguns cursos, você não necessariamente precisa ter um alto conhecimento nessa área, mas pelo menos a base pode ser necessária para que saiba como estão sendo realizados os processos em prol da divulgação do seu nome.

Curso marketing digital para arquitetos

O desenvolvimento desse conhecimento básico pode ser feito com a realização de pequenos cursos de marketing que podem ser facilmente encontrados na internet, podendo optar pelo ensino pago, mas felizmente há diversas opções gratuitas. Veja quais são os cursos mais recomendados:

Cursos gratuitos:

  • Curso Express online e gratuito Marketing Pessoal para Arquitetos – Arquiteto Expert;
  • Marketing digital – SEBRAE;
  • Curso de social media – Cursou.

Cursos pagos:

  • Curso de Marketing Digital para Arquitetos – Ycon Formação Continuada;
  • Marketing Digital para Arquitetos: do Básico ao Avançado – Projetou;
  • Marketing para Arquitetos – Evolution Marketing.

Agência de marketing para arquitetos

Para muitos o marketing pode ser uma tarefa bem simples, já para outros toda essa demanda de conteúdos e comprometimentos com a otimização apresenta um pouco mais de dificuldade. A contratação de uma agência de marketing é o mais recomendado para pessoas que não se adaptam facilmente ao marketing ou possuem uma rotina muito agitada.

Se esse for o seu caso ou apenas deseje saber mais sobre o marketing, entre em contato com a 3W Publicidade, somos uma agência especializada com esse tipo de serviço, lidamos diretamente com a otimização de blogs, sites e redes sociais, oferecendo o melhor serviço aos nossos clientes.

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