Não é segredo que as redes sociais e o marketing de conteúdo são umas das mais importantes e populares estratégias em 2023 para uso profissional.
A maioria dos profissionais de marketing usa as redes sociais para alcançar seus clientes e gerar novos leads.
Ficou claro que as empresas não podem apenas depender da criação de sites e mídias tradicionais, o uso das redes sociais provaram ser uma ferramenta de marketing eficaz, lucrativa e com rápida comunicação e interação com seu público.
No entanto, se você está na zona de conforto gerenciando apenas o seu Instagram e começou a deixar de outras redes sociais, vou dizer por que essa é uma péssima ideia e por que você deveria compartilhar conteúdo entre as redes sociais mais relevantes.
Você pode não estar alcançando uma parte do seu público
Fique ligado nessas dicas e saiba porque as empresas devem usar várias contas de rede social.
Você pode não estar alcançando uma parte do seu público
A menos que você saiba, sem dúvida alguma, que seu público usa somente uma conta de rede social, você pode não estar atingindo todo o seu público-alvo potencial, apostando apenas em uma rede social.
Enquanto Instagram e Facebook são as escolhas mais populares, algumas pessoas preferem Twitter, Pinterest, LinkedIn e YouTube ou outros sites de rede social de nicho.
Tornar-se parte de mais de uma rede aumentará seu alcance e ajudará você a se conectar com mais pessoas.
No entanto, em vez de se inscrever em todas as contas de redes sociais possíveis, pense em quais plataformas o seu público-alvo usará mais e invista seu tempo e esforço nas plataformas mais relevantes.
Seus maiores concorrentes provavelmente já estão lá
Mesmo que você não faça parte de nenhuma rede social, há uma boa chance de sua concorrência já estar lá e seus clientes também.
Em vez de deixar os concorrentes com acesso a todos os clientes em potencial que você poderia obter, você também deve fazer parte dessas plataformas mais badaladas.
É muito fácil descobrir quais contas de rede social a concorrência está usando, já que a maioria das empresas lista suas contas em seus sites (fica a dica).
A rede social tem sido uma tendência crescente para as empresas nos últimos anos, por razões que quase todos já conhecemos.
Porém, antes de começar a se interessar por vários sites de rede social, você precisa de uma estratégia com os elementos essenciais:
- Consistência: Em vez de postar quando tiver tempo, poste algo nos mesmos horários todos os dias para aumentar o engajamento, principalmente no Instagram.
- Conteúdo de qualidade: Não basta postar conteúdo por postar, tenha algo significativo para dizer, algo que seus clientes vão querer ver, se inspirar e comprar.
- Interação: Interaja com seu público por meio da rede social, seja respondendo às perguntas que eles postam ou fazendo stories e shorts espontâneos e interessantes.
- Imagens e Vídeos: Não basta postar links e texto. As pessoas adoram fotos, vídeos e infográficos. Os recursos visuais são processados 60.000 vezes mais rápido no cérebro do que o texto, além de aumentar o engajamento e interesse dos usuários.
Você pode melhorar suas classificações nos mecanismos de pesquisa do Google
Você já ouviu falar na famosa frase do Bill Gates “conteúdo é rei”?
Quanto mais conteúdo de qualidade você tiver na internet, melhor será a classificação do seu site.
A rede social é parte do conteúdo que ajudará a aumentar suas posições nas buscas.
Ter o nome da sua empresa em vários sites irá ajudá-lo nos motores de busca, graças ao alto “page rank” de sites como Facebook, Pinterest, Linkedin e Twitter.
Você pode fornecer uma melhor experiência de atendimento ao cliente
A última coisa que qualquer empresa deseja é má reputação e péssimas avaliações, especialmente quando isso pode se espalhar facilmente na internet.
Vários sites de rede social lhe darão a oportunidade de acompanhar o que está sendo dito sobre você e sua empresa.
E nas principais redes sociais os clientes também terão a oportunidade de enviar mensagens diretamente para você.
Felizmente, você pode rapidamente apagar os “incêndios” (reclamações ou mal entendidos).
Para isso basta ser proativo e respondendo imediatamente aos comentários negativos sobre sua empresa, produtos ou serviços.
Se você receber comentários ou perguntas indesejáveis, responda com uma solução para o problema que o cliente apresentou.
Isso mostrará ao seu público que você deseja resolver qualquer problema que ele tenha, melhorando a sua reputação.
Plataformas de rede social para negócios
Confira abaixo a lista das plataformas de rede social mais usadas para negócios
Youtube
Com mais de 2,56 bilhões de usuários ativos, o YouTube é uma plataforma gigante.
Ele permite que as marcas acessem uma quantidade ilimitada de hospedagem de vídeos corporativos, tutoriais e de apresentações.
Além disso, permite que as empresas acessem um público mais amplo.
Uma plataforma de rede social com 2 bilhões de usuários ativos, as empresas aproveitam o Instagram porque permite que exibam facilmente seus produtos.
Além disso, permite que os usuários façam transmissões ao vivo com reels, lives e stories, onde podem comercializar e interagir com os fãs em tempo real.
Segundo dados, o Facebook possui 2,94 bilhões de usuário (março de 2022).
O Facebook é a maior plataforma de rede social do mundo.
Uma das plataformas preferidas pelas empresas porque possui um sistema de publicidade digital direcionado e integrado.
Além disso, também fornece integrações de comércio eletrônico e permite que as empresas se comuniquem e acompanhem convenientemente os clientes no Facebook Messenger.
TikTok
Atualmente o TikTok possui 1 bilhão de usuários ativos, ainda não é muito popular em relação as empresas mais tradicionais.
Isso acontece por que ficou conhecido como o “aplicativo das dancinhas”.
Mas possui uma taxa de entrega muito superior ao seu concorrente o Instagram.
Com aproximadamente 300 milhões de usuários ativos.
O Pinterest é ótimo para empresas cujo público-alvo são mulheres entre 25 e 44 anos, que adoram se inspirar e ver ideias sobre decoração e receitas.
A maior plataforma de rede social direcionado para profissionais e empresas, com mais de 850 milhões de usuários em 200 países.
O LinkedIn oferece uma variedade de benefícios para as empresas.
Particularmente, o LinkedIn oferece acesso direto a profissionais com mentalidade de negócios que geralmente procuram ideias semelhantes.
Também oferece opções de publicidade digital e busca de vagas.
O Twitter, depois da aquisição pelo Elon Musk, perdeu muitos usuários, mas ainda se mantém relevante com 360 milhões são usuários ativos.
Muitas empresas preferem o Twitter porque ele dá acesso direto a seus clientes.
A plataforma oferece oportunidades de publicidade, permite a busca por hashtags para descobrir o que é tendência entre seus clientes e muito mais.
Conclusão
Aproveite para impactar os clientes que você ainda não alcança, marcar presença onde seus concorrentes estão, melhorar as classificações nos mecanismos de busca, oferecer um atendimento ao cliente diferenciado e ainda aumentar o engajamento e as vendas com todo esse público em potencial que estão nas outras redes sociais oferecendo um conteúdo com constância, criativo que desperte o interesse.