Quando se trata da divulgação direta e das estratégias que devem ser implementadas para que os psicólogos e clínicas de psicologia tenham maior visibilidade, isso se torna um grande tabu e gera discussões entre as pessoas que estão nessa área, justamente por esses profissionais não aceitarem muito bem os métodos utilizados para atrair os pacientes.
Parte dessa rejeição e visão negativa criada sobre o marketing se faz por que em muitos casos os profissionais utilizam de gatilhos um tanto antiéticos para atrair as pessoas, tais como apontar alguns transtornos psicológicos de forma invasiva e que gera desconforto para que sejam obrigados a ir realizar uma consulta.
Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois neste artigo será apresentado um lado do marketing para psicólogos onde as técnicas utilizadas são todas benéficas para o profissional e clínica, mas sem precisar utilizar de métodos abusivos. De tal modo que você poderá atrair os clientes que tanto deseja, mas oferecendo a eles aquilo que realmente precisam, sem ofendê-los ou parecer invasivo.
Com o marketing para psicólogos da 3W Publicidade, é garantido que o seu negócio terá uma alavancada no mercado e você logo se tornará uma referência no assunto, isso tudo apenas mostrando os benefícios, resultados do seu trabalho e o conhecimento que tem, comprovando que sabe exatamente com o que está lidando e assim ganhando mais credibilidade.
Marketing para psicólogos
Nos tempos passados, profissionais de áreas distintas ao marketing e a publicidade não precisavam ter algum repertório no assunto, mas atualmente o quadro é bem diferente. Com as novas tecnologias e os avanços das mídias, as pessoas estão cada vez mais conectadas a internet e passam a maior parte do tempo mesclando entre o mundo real e o virtual. No dia a dia é uma tarefa praticamente impossível encontrar alguém que não esteja logado na rede, seja olhando mensagens no WhatsApp a cada 5 minutos, verificando as atualizações dos stories no Instagram, ou só matando um tempo rodando os vídeos no TikTok.
Com todo esse avanço, eventualmente que os profissionais, até mesmo os das áreas da saúde, não poderiam escapar do tão temido marketing. Afinal, pensemos juntos, se as pessoas passam pelo menos metade do seu diálogo, então onde as empresas e trabalhadores devem encontrar e se conectar com seus clientes? Exatamente, na internet. E ainda que o marketing possa e deva ser feito utilizando outros métodos, pelo menos 90% deles estão totalmente ligados e voltados para o mundo digital.
Além de ter a preocupação com os pacientes e em realizar um bom atendimento, é de grande importância que os psicólogos também deem a devida atenção ao primeiro contato com as pessoas, ou seja, é nessa etapa que fará com que o público vá a sua procura para ter o atendimento necessário.
O principal objetivo do marketing para psicólogos é atrair mais clientes, mas além disso, também serve para a fidelização desses pacientes, o reconhecimento no ramo de atuação e um maior retorno financeiro. Isso tudo pode ser conquistado atribuindo atividades básicas ao dia a dia no consultório, tais como as atualizações nas redes sociais, otimização de site e blog, propagandas e anúncios publicitários, entre outros.
O grande medo da maioria dos psicólogos ao mesclar o marketing a essa área, é justamente por terem a consciência de que estão lidando com um público sensível, e que pode facilmente se abalar com determinados conteúdos e propagandas. Entretanto, há métodos muito eficazes aos quais não utilizam de técnicas que provoquem esse resultado negativo, assim como mostrado a seguir.
Estratégias de marketing para psicólogos
Quando falamos de estratégias de marketing para psicólogos, estamos nos referindo aos verdadeiros e eficazes métodos que não só são benéficos para o profissional e para a clínica na área, mas também para os pacientes. Dentre essas, uma das principais e que não podem faltar para a visibilização de um negócio é o SEO, que é uma das estratégias mais utilizadas por grandes marcas, profissionais e agências publicitárias, trabalhando diretamente com a otimização do mecanismo de busca, esse método é um dos que mais gera resultados no mundo digital.
Mas além dessa, há muitas outras estratégias ligadas às redes sociais, otimização de posts, entendimento do perfil dos clientes e muito mais. Essas que quando trabalhadas em conjunto, oferecem um resultado ainda melhor. Contudo, para que as estratégias funcionem não basta apenas entender sobre os mecanismos e aplicá-los, um conhecimento profundo sobre o público alvo, conhecimento na área e boas influências também são pontos que influenciam muito na visibilidade dos canais.
Exemplos de estratégias de marketing
Para que o marketing seja aplicado com eficiência, é necessário que se tenha um bom entendimento sobre as diversas estratégias que podem ser utilizadas no dia a dia. Para facilitar esse processo, foram separadas algumas das principais e mais eficazes estratégias de marketing para que você tenha mais sucesso na sua carreira e com o seu negócio.
Os exemplos a seguir são excelentes para aqueles que estão começando a divulgar o seu trabalho ou consultório, e ainda não possuem tanta experiência no ramo. Isso porque tais métodos podem ser aplicados facilmente pelo próprio psicólogo ou com a contratação de uma agência publicitária, tendo bons rendimentos logo no início.
SEO psicologia
SEO é uma abreviação de Search Engine Optimization, que traduzido significa otimização de mecanismos de busca. É uma estratégia aplicada para otimizar sites e blogs, os posicionando nas primeiras páginas de busca do Google de forma orgânica.
Esse método é um dos mais funcionais para que o psicólogo tenha seu nome ou do seu consultório sempre no topo e assim atraia mais clientes. Isso pode ser conquistado de maneira simples com a utilização correta do SEO, conhecendo muito bem o perfil do cliente, aplicando palavras-chave e outras técnicas.
Como utilizar SEO
O primeiro passo para começar a aplicar o SEO com total eficácia é conhecendo muito bem a sua área, como está o mercado e a plataforma a qual está trabalhando. Para isso, basta se atentar nos pontos listados a seguir:
- Impacto da área de atuação no mercado: fazendo uma pesquisa relacionada a psicologia você terá uma base do que as pessoas mais procuram sobre isso, podendo facilitar analisar as sugestões do próprio buscador;
- Entender como funciona o SEO: o principal funcionamento do SEO está relacionado com a comprovação de que um site ou blog é confiável e possui bons conteúdos para o público. Isso acontece através de uma filtragem orgânica do Google que analisa os textos e páginas de acordos com seus próprios algoritmos, ranqueando as publicações mais úteis no topo;
- Aplicar o SEO em sites e blogs: a aplicação do SEO em sites e blogs é feita com a produção de conteúdos que estejam de acordo com as exigências do Google;
- Ranquear os conteúdos: para deixar os conteúdos sempre no topo, eles devem ser compostos de características que sejam facilmente compreendidas de forma positiva de acordo com a leitura feita pelo próprio mecanismo do buscador. Para isso o título dos textos, a descrição utilizada, as palavras-chave aplicadas e os links que encaminham o usuário a outras páginas são muito relevantes;
- Fugir de penalizações: as penalizações são características do texto que são lidos pelo Google como ruins, de baixa qualidade ou estejam infringindo regras. Sendo uma das mais comuns a cópia de conteúdos de outras páginas que pode ser facilmente detectado;
- Ter atenção aos algoritmos do Google: os algoritmos do Google vivem em constante atualização, por isso é necessário estar sempre atento a essas mudanças para que possa manter os conteúdos sempre de acordo com as exigências do pesquisador.
Contudo, apesar de sua tamanha eficácia, essa estratégia pode exigir muito tempo e tende a ter mais resultados quando se tem um conhecimento mais aprofundado sobre o marketing, por isso, muitas vezes para essa etapa é mais viável a contratação dos serviços de uma agência publicitária, essa que saberá exatamente como aplicar essas técnicas da melhor forma, e poderá te auxiliar melhor nesse processo.
Persona psicologia
A persona serve para se ter uma representação geral das pessoas que consomem seu conteúdo e podem se tornar pacientes, essa definição é feita com um levantamento de características em comum desse público. Caso as pessoas tenham muitas peculiaridades podem ser criadas até três personas para representá-las com maior eficácia.
O objetivo de criar essas personificações é para facilitar a criação das campanhas de marketing voltadas para esse público, uma vez que saberá exatamente qual é o comportamento desses pacientes e o que procuram com as suas publicações. Além disso, a criação das personas também ajuda para que o psicólogo tenha um conhecimento maior sobre as pessoas que frequentam o seu consultório.
Como fazer uma persona
Para criar personas que sejam o mais compatível possível com os seus pacientes, deve-se utilizar como base dados reais. Imagine que estará criando personagens preenchendo as seguintes informações:
- Nome;
- Idade;
- Gênero/sexualidade;
- Escolaridade;
- Profissão;
- Estrutura familiar;
- Estado civil;
- Região onde mora/trabalha/estuda;
- Hobbies;
- Objetivos;
- Necessidades;
- Desafios ou dificuldades;
- Redes sociais que mais utiliza;
- Demais informações que sejam necessárias para complementar o perfil.
Você pode se basear nos pacientes que já atende para preencher essas informações, utilizando as características mais presentes entre eles. Desse modo fica muito mais fácil a produção de conteúdos que de fato são benéficos para o público, e isso fará com que eles se sintam mais confortáveis em realizar uma consulta.
Canais de comunicação
Saber selecionar os canais de comunicação onde serão realizadas as publicações e a aplicação das técnicas de marketing é fundamental para que se tenha um bom rendimento, afinal de que adianta utilizar uma plataforma a qual os seus clientes não costumam acessar? Por isso é preciso analisar onde estão os possíveis clientes.
Supondo que a maioria dos seus pacientes sejam adolescentes e jovens entre 14 a 22 anos. Nesse caso há uma grande possibilidade dessas pessoas se encontrarem nas redes sociais mais atuais e dinâmicas, como o TikTok e o Instagram. Esse público também tende a ter uma certa preferência por conteúdos que passem informações de modo descontraído e os representem de alguma forma. Tendo essas informações fica mais fácil descobrir qual é a melhor rede social para o seu consultório e como chamar atenção do público de forma correta.
Redes sociais psicologia
Para utilizar as mídias sociais ao seu favor profissionalmente veja abaixo quais são as principais delas para os psicólogos, estando listadas as que mais geram bons resultados. Confira:
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- YouTube;
- TikTok;
- LinkedIn;
- WhatsApp;
- Pinterest.
Contudo, lembre-se de levar em consideração as personas criadas anteriormente para assim saber exatamente qual rede social utilizar de acordo com a faixa etária dos pacientes.
Site para psicólogos
O site é um dos melhores métodos para realizar uma boa divulgação do seu trabalho, isso independentemente da área de atuação, mas para os psicólogos é fundamental para a captação de pacientes. E nesse caso, o site com a divulgação do serviço e que contenha informações úteis para o público acaba dando mais credibilidade ao profissional, de modo que as pessoas se sintam mais confortáveis.
Esse site pode ter uma estrutura mais simples apenas para apresentar suas informações profissionais, carreira, certificações e o repertório na área. Mas também é possível criar um site com foco no atendimento online, onde os pacientes podem acessar para agendar consultas virtuais.
Como criar um site para atendimento psicológico online
Após a pandemia do Covid-19, por conta do isolamento social, as pessoas passaram a se adaptar com as atividades do dia a dia realizadas virtualmente, e hoje essas fazem parte da rotina de muitos otimizando tempo. Por conta dessa preferência, é viável para os psicólogos adotar o atendimento online. Esse pode ser realizado através do próprio site, mas para desenvolver essa estrutura sem que prejudique o funcionamento da página, é ideal que seja solicitado o serviço de uma agência publicitária.
Blog para psicólogos
O blog de um psicólogo ou consultório precisa ter conteúdos de interesse dos pacientes, textos que contenham informações sobre transtornos psicológicos, saúde mental e suas variações, mostram que você é um profissional capacitado e que tem um bom conhecimento na área. É interessante ainda fazer a linkagem interna entre os conteúdos para que as pessoas passem mais tempo absorvendo esse conteúdo, isso além de oferecer a elas um conhecimento maior sobre seus possíveis problemas mentais, também é benéfico para você que ficará melhor posicionado no Google e também terá mais chance de esses leitores virem a agendar uma consulta.
Contudo, é preciso ter muita atenção na estrutura do blog, textos cansativos, com a falta de informações e até mesmo a estética geral da página podem fazer as pessoas desistirem da leitura. Justamente por isso é mais recomendado que a estrutura do site seja planejada por um profissional publicitário caso você não tenha um conhecimento tão profundo na criação de páginas.
Ferramentas de automação
As ferramentas de automação são umas das principais estratégias dentro do marketing porque funcionam realizando atividades utilizando sistemas automáticos, elas atuam diretamente na otimização de tempo, aumento da visibilidade, análise de métricas e gerar mais resultados. Algumas dessas ferramentas são:
- RD Station;
- HubSpot;
- Asana;
- Psychology;
- Mailchimp;
- Zapier;
- Slack;
- Hi Platform.
Ideias de marketing para psicólogo
Além das estratégias citadas acima, existem alguns tópicos específicos dentro do marketing que geram bons resultados quando são aplicados corretamente, sendo muito eficazes para aumentar a visibilidade de clínicas psicológicas. Veja abaixo quais são:
- Marketing digital;
- Marketing de conteúdo.
Marketing digital para psicólogos
O marketing digital trabalha principalmente com as redes sociais e está muito presente no dia a dia dos psicólogos, ainda que não pareça tão perceptível. Um bom exemplo disso é a utilização do WhatsApp para agendamentos, ou do canal no YouTube para falar sobre algum transtorno mental. Ou seja, muitas vezes o marketing digital é utilizado sem que o próprio psicólogo perceba isso.
Contudo, não basta apenas isso. Para que o marketing digital gere bons resultados, devem ser aplicadas as técnicas corretas, de modo que os conteúdos atinjam uma boa repercussão e isso converta o público em clientes.
Além disso, esse método também está presente nos anúncios do Google, no posicionamento orgânico conseguido através do SEO, no site institucional, blog, Google Meu Negócio, E-books, cursos, workshops e outros diversos conteúdos que assumam o formato digital.
Como fazer marketing digital
O marketing digital é formado por esse conjunto de estratégias digitais que acabam gerando resultados positivos, ou seja, não adianta aparecer no WhatsApp e a cada três meses realizar um post no blog, isso não vai render bons frutos. Para que essa estratégia caminhe ao seu lado, é necessário alimentar constantemente as plataformas utilizadas.
Supondo que você deseja iniciar utilizando o Instagram, o site e o blog. É ideal que o Instagram seja atualizado com uma frequência maior, já que tende a ter um número de acessos mais dinâmico. O site por sua vez precisa estar apresentável e conter as informações necessárias para que as pessoas conheçam o consultório e seu trabalho. Já o blog, é interessante que pelo menos uma vez por mês seja atualizado com um conteúdo novo. Entende agora como funciona a lógica do marketing digital?
Marketing de conteúdo para psicólogos
O marketing de conteúdo é formado pelo compartilhamento de informações que contribuem para o conhecimento das pessoas sobre uma determinada área. Esse é um método totalmente orgânico e eficiente a longo prazo, podendo ter bom resultados mesmo anos após a publicação do conteúdo.
Como fazer marketing de conteúdo
Para fazer o marketing de conteúdo não tem muito segredo, basta ter uma boa escrita e se certificar de que não estará denegrindo ou afetando alguém. É evidente que pacientes de psicólogos são mais sensíveis e podem facilmente se sentir afetados, por isso deve-se evitar conteúdos que possam desenvolver gatilhos, optando sempre por aqueles que sejam informativos e os incentive a procurar ajuda caso necessário.
Veja a seguir alguns exemplos de títulos que podem fazer sucesso:
- 10 dicas para aliviar crises de ansiedade;
- Transtorno bipolar: saiba o que é e como tratar;
- Como lidar com pessoas que sofrem de depressão;
- Como saber se minha saúde mental está em dia.
Os exemplos citados são conteúdos informativos, necessários para esse público e que dificilmente causarão gatilhos. Para saber qual tipo de texto os seus pacientes preferem, busque analisar o desempenho dos conteúdos posteriormente, para que assim possa oferecer a eles artigos voltados para aquilo que os interessam.
Também tenha muito cuidado com a produção de conteúdo, principalmente para o Instagram, pois algumas plataformas contêm palavras-chave “proibidas” que podem derrubar ou tirar a visibilidade do post. Veja aqui quais são para não correr o risco de levar shadowban.
Curso marketing para psicólogos
Ainda que muitas das técnicas citadas devam ser aplicadas por agências publicitárias, ter ao menos uma base sobre o que é o marketing, como funciona e até mesmo ter essa autonomia de poder produzir seus próprios conteúdos quando se tiver um tempo livre é algo interessante. Isso não quer dizer que você precisa ter uma formação em marketing ou publicidade, mas pode fazer um curso que aborda esse assunto.
Desde os cursos rápidos e gratuitos, até os particulares, todos são válidos para que você possa expandir o seu conhecimento nessa área antes de simplesmente sair publicando qualquer coisa nas redes sociais, criando um site sem estrutura alguma ou publicando artigos mal otimizados. Sendo essa uma verdadeira perca de tempo!
Curso de marketing digital para psicólogos
Como dito anteriormente, o marketing na área da saúde é fundamental, e isso se aplica à psicologia. E para expandir seu conhecimento nessa área e ter um rendimento muito maior com a sua profissão e seu escritório, nós da 3W Publicidade listamos abaixo alguns cursos que podem te ajudar nesse processo.
Cursos gratuitos:
- Minicurso de marketing para psicólogos – Bruno Rodrigues;
- Marketing digital – SEBRAE;
- Curso de social media – Cursou.
Cursos pagos:
- Curso de marketing para psicólogos – Udemy;
- PsicoPlano – Paulinha Psico Infantil;
- Marketing digital para psicólogos: do básico ao avançado – Psicologus;
Agência de marketing digital para psicólogos
Apesar de o marketing parecer um monstro de sete cabeças para muitos, essa estratégia é muito mais simples de ser compreendida, e o básico dela pode ser realizado pelos próprios profissionais, sendo excelente para aqueles que estão ingressando agora nesse mercado. Mas para aqueles que já possuem parte da carreira construída, contam com uma rotina agitada e buscam resultados mais avançados, o ideal é realizar a contratação de uma agência publicitária.
E a melhor opção para isso é solicitando o atendimento da 3W Publicidade, somos uma agência de publicidade especializada em SEO e em demais técnicas de otimização. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco e faremos o possível para te ajudar nessa jornada, aumentando a sua visibilidade e reconhecimento dentro da psicologia.