Não importa se você está num site para reescrever texto ou se o produzirá a partir de uma folha em branco; não importa.
Independentemente do seu nicho de atuação digital, saber o que é palavra-chave será decisivo para o seu sucesso profissional em qualquer segmento.
Resumidamente, o que a história nos conta é que essa popularidade das palavras-chave começou lá pelos idos de 1997.
Foi o ano da criação do Google, um gigante que hoje faz parte do conglomerado Alphabet, que constitui-se, por sua vez, como uma das 15 maiores empresas do mundo.
Ainda sobre as origens das palavras-chave, o que se sabe é que elas foram mencionadas pela primeira vez no livro “Net Results” (1997).
Em suma, a obra conta como os digital engagements, Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner conseguiram um feito impressionante.
Eles foram simplesmente responsáveis por definir o que é palavra-chave.
Ou seja, eles conseguiam ampliar, consideravelmente, o número de acessos do site de uma determinada banda sempre que produziam conteúdos e colocavam neles o nome dela.
Mas o que é palavra-chave afinal?
Bem, como já podemos imaginar, uma definição simples sobre o que é palavra-chave é essa aqui: “todo termo utilizado por um indivíduo durante as suas pesquisas no Google”.
Trocando em miúdos, trata-se de um conjunto de palavras que a gigante leva em consideração ao selecionar os conteúdos mais relevantes.
Ou seja, toda vez que você digita “cursos de violão”, por exemplo, temos aí uma palavra-chave.
A partir de então, a coisa fica por conta dos buscadores, que possuem algoritmos que fazem uma verdadeira varredura na internet.
E toda vez que encontram conteúdos onde essa palavra-chave está contida, o Google reserva-os numa biblioteca.
Logo após, junto com outros conteúdos, escolhe o que melhor corresponde à busca do usuário.
E por que as palavras-chave são tão importantes?
De fato, tão importante quanto saber o que é palavra-chave é conhecer a sua importância numa estratégia de conteúdo.
Em resumo, a sua importância está justamente no fato de que são elas que fazem com que o seu conteúdo seja encontrado.
Ou seja, durante essa varredura nos conteúdos é preciso que os algoritmos dos buscadores encontrem neles as mesmas palavras-chave digitadas pelos usuários durante uma pesquisa.
Resumidamente, isso é importante principalmente quando se leva em consideração o fato de que hoje já existe, no mundo, nada mais nada menos do que 1 bilhão de sites e blogs.
Logo, por dedução, concluímos que cada artigo ou demais conteúdos seus irão competir com centenas de outros conteúdos semelhantes nesse acirrado universo da internet.
Por isso mesmo, é que surge a importância de saber o que é palavra-chave, já que essa estratégia é o que irá diminuir, e muito, essa competição nesse disputado ambiente.
No mais, a importância de sabermos o que é palavra-chave diz respeito, também, à necessidade de se ter uma estratégia para a sua inserção em um conteúdo.
Em suma, de nada adianta simplesmente empilhar palavras-chave aleatoriamente neles.
Na prática, o importante mesmo é agradar o algoritmo do Google.
Mas você só irá atingir esse objetivo se adicionar estas palavras de forma natural, inteligente e estrategicamente posicionadas.
A importância de uma estratégia
Como vimos, saber o que é palavra-chave é apenas o começo da sua árdua missão de conseguir ser notado na internet.
Na prática, para tornar-se, de fato, relevante para o Google, é preciso ir mais além.
Em resumo, nesse universo da internet você precisará conscientizar-se de que a palavra-chave utilizada deverá corresponder a um conteúdo que realmente cure uma dor de determinada persona.
Por isso, antes de mais nada, há que se perguntar: “por que preciso tanto ser encontrado na web?”.
“Será que realmente tenho soluções reais e concretas para “curar uma dor” das pessoas?”.
“E as palavras-chave, quais são as que, de fato, representam o meu nicho de atuação?”.
Paralelamente a isso, ao distribuir palavras-chave em um conteúdo, você deverá cuidar, também, para que essa distribuição ocorra de maneira absolutamente natural.
Do mesmo modo, você deverá saber distribuir essas palavras de forma adequada nas imagens e nas suas legendas.
Além disso, a distribuição de palavras-chave também deverá levar em consideração cada etapa do funil de vendas; sem contar que precisa corresponder a uma determinada porcentagem por artigo; além de outras iniciativas tão ou mais importantes dentro desse curioso e desafiador mundo do Marketing de Conteúdo.